quarta-feira, 28 de abril de 2010

Descubra o Luxemburgo a pedalar: 600 kms de pistas para bicicletas

Um novo mapa de pistas para bicicletas no Luxemburgo foi apresentado na quarta-feira passada pela associação Lëtzeburger Velos-Initiativ (LVI). Gust Muller, presidente da associação, não poupa esforços para promover a utilização da bicicleta no dia-a-dia.

Com a chegada da Primavera, aumenta o apetite pela bicicleta. Por isso, a LVI decidiu apresentar agora o novo mapa das pistas para bicicletas do país, intitulado "Luxembourg by cycle” (Luxemburgo em bicicleta".

Gust Muller recorda que "foi aprovada uma lei em 1999” visando "a criação de uma rede nacional de 23 pistas para bicicletas, que representam um total de 900 kms". "Actualmente, existem 600 kms de pistas. Infelizmente, o governo não previu nem calendário nem agenda financeira. O departamento 'Ponts & Chaussées’, que está encarregado da construção destas pistas, actualmente enfrenta alguns problemas, uma vez que o trabalho mais fácil já foi feito. Agora, é preciso comprar os terrenos por onde passarão as pistas para bicicletas e respeitar os espaços que são, por vezes, de grande valor ecológico”, afirma o presidente da LVI.

Enquanto se espera que todos os caminhos sejam criados, o mapa apresentado inclui já 23 pistas para bicicletas a nível nacional, pistas regionais, que se prolongam pela Bélgica, França e Alemanha, as estações de caminhos-de-ferro, as pousadas da juventude e as lojas de aluguer de bicicletas. Além disso, os desníveis do terreno estão também assinalados.

O mapa informa ainda se a pista se encontra numa via pública ou se se trata de um percurso sem carros.

A publicação, editada em 1.500 exemplares, está disponível em três línguas – francês, inglês e alemão. Um terço será distribuído na Alemanha, para incentivar os turistas a vir pedalar para o território luxemburguês.

F. Pinto
Foto: Teddy Jaans

Sem comentários:

Enviar um comentário