quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comissão Europeia: Apoio à Grécia deve estar pronto "nos próximos dias"

As negociações em curso para finalizar a ajuda internacional à Grécia estão a alcançar "progressos rápidos", anunciou hoje a Comissão Europeia, esperando que a questão esteja resolvida "nos próximos dias".

"A Comissão Europeia alcançou progressos rápidos e importantes com o Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional e o Governo grego", nas discussões em curso em Atenas, que visam finalizar o programa de apoio financeiro ao país, indicou um porta-voz da Comissão Europeia.

O executivo europeu conta, nas atuais condições, poder dar o seu aval "nos próximos dias" ao pedido formal dos gregos para ativar o mecanismo de financiamento ao país, a dar pela zona euro e pelo FMI, acrescentou o porta-voz Amadeu Altafaj.

Este programa deverá consistir em empréstimos que totalizem os 45 mil milhões de euros, dos quais dos terços serão suportados pelos países da zona euro e os restantes 15 mil milhões pelo FMI.

O líder do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet e o diretor geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn encontram-se reunidos em Berlim com a chanceler alemã Ângela Merkel, para tentar convencer os parlamentares alemães a dar o aval ao apoio à Grécia.

A Alemanha será o país da zona euro que mais contribuirá para o apoio financeiro a dar à Grécia, com um montante superior a 8 mil milhões de euros.

Os empréstimos deverão ser realizados com uma taxa de juro de 5 por cento.

Os líderes europeus já haviam anunciado que se reunirão em Bruxelas no próximo dia 10 de maio para uma cimeira extraordinária, de modo a finalizar o apoio a dar aos gregos.

Sem comentários:

Enviar um comentário