sexta-feira, 26 de março de 2010

UE/Cimeira: Sócrates diz que Constâncio no BCE é uma "honra para Portugal"

O primeiro ministro, José Sócrates, considerou hoje em Bruxelas uma "honra para Portugal" a nomeação pelo Conselho Europeu de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE).

"Isso é uma honra para Portugal, isso consagra uma carreira, consagra o prestígio de Vítor Constâncio, mas vejo esta nomeação também como uma vitória diplomática do nosso país", disse Sócrates, no final da cimeira de líderes da União Europeia.

O primeiro ministro manifestou-se ainda orgulhoso pelo facto um português ir ocupar uma vice-presidência do BCE.

Os chefes de Estado e de Governo da UE, reunidos em Bruxelas, nomearam hoje formalmente Vítor Constâncio para uma vice-presidência do BCE, para um mandato de oito anos, com início a 01 de junho.

"O Conselho Europeu nomeou Vítor Constâncio como vice-presidente do BCE", lê-se nas conclusões hoje aprovadas pelos líderes europeus, no segundo e último dia da cimeira realizada em Bruxelas.

Os ministros das Finanças da zona euro designaram a 16 de fevereiro último Vítor Constâncio para ocupar o lugar de vice-presidente do BCE, tendo o Conselho do BCE dado a 04 de março, em Frankfurt (Alemanha), um parecer positivo à designação do governador do Banco de Portugal.

A concluir o processo antes da nomeação formal de hoje, o Parlamento Europeu deu na quinta feira o parecer favorável, não vinculativo, à designação de Vítor Constâncio, através de uma votação em sessão plenária, seguindo a recomendação da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários da assembleia

Sem comentários:

Enviar um comentário