quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Unesco corrige dados do ano passado: 390 mil pessoas falam luxemburguês

O Atlas da UNESCO das línguas garante que o luxemburguês é falado por 390 mil pessoas. Mais noventa mil do que no ano passado, altura em que a organização declarou "vulnerável" a língua do Grão-Ducado.
O número agora divulgado aproxima-se mais da estimativa feita no ano passado pela Universidade do Luxemburgo que avançava com 400 mil falantes de luxemburguês.
Recorde-se que no ano passado a classificação da UNESCO de "língua vulnerável" lançou uma enorme polémica no país e que levou a Universidade do Luxemburgo a fazer uma reclamação junto da UNESCO.
O estudo deste ano não é novo, mas apenas "corrige" os dados avançados no ano passado.
Segundo o Laboratório Linguístico da UNI 270 mil pessoas no Luxemburgo falam a língua de Dicks, a que se juntam mais 50% dos residentes estrangeiros (mais ou menos 100 mil pessoas), e ainda 30 mil fronteiriços, o que perfaz um total de 400 mil falantes.
A UNESCO esclarece que a classificação de "vulnerável" é aplicada não quando uma língua está em vias de desaparecer, mas quando se corre esse risco se entretanto nada for feito pelas autoridades para defender e promover uma língua.

Sem comentários:

Enviar um comentário