sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Luxemburgo com PIB positivo, diz adeus à recessão

O Produto Interno Bruto (PIB) do Luxemburgo voltou a resultados positivos no terceiro trimestre de 2009. Segundo uma primeira estimativa do serviço de estatísticas do Luxemburgo, o Statec, registou-se um subida do PIB de 4,2 % relativamente ao trimestre anterior, o que pode ser considerado como um sinal de que a recessão ficou para trás. A evolução do PIB regressou ao seu curso positivo no terceiro trimestre de 2009, depois de cinco trimestres consecutivos de recessão.

"É uma saída técnica da recessão", diz Bastien Larue, economista do departamento de conjuntura do Statec, que explica que as estatísticas falam de recessão técnica quando o PIB recua durante dois trimestres em variação trimestral.

"Este salto de 4,2 % é bastante forte", considera Larue, que precisa que a hipótese de base previa uma subida de apenas 1 a 2 %. A zona euro conheceu, em média, uma subida de 0,3 %. Contudo, o PIB parte de um nível muito baixo e, comparado com o mesmo trimestre de 2008, os números continuam negativos, com -2,6 %. A preços constantes (fora a taxa de inflação), o PIB luxemburguês do terceiro trimestre eleva-se a 7,182 mil milhões de euros.

Números provisórios

Como sempre acontece nestes casos, os números são provisórios, avisa o Statec. Basta ver como as previsões dos trimestres anteriores foram revistas pelo Statec. O cálculo para o quarto trimestre de 2008 aponta agora para -4,7 % em vez dos -3,9 % então previstos. "Os cálculos para os dois primeiros trimestres de 2009, foram também revistos em baixa: -6,3 % em vez de -5,9 % para o primeiro trimestre, e -7,3 % em vez de -5,3 % para o segundo trimestre", revela o serviço de estatísticas no seu comunicado.

O Statec explica que estas revisões devem-se a uma correcção metodológica e estatística do sector financeiro. Assim, o Statec alterou o seu método de cálculo no que diz respeito aos serviços de auxiliares financeiros, estando alguns sujeitos à declaração do IVA e outros não. "Esta alteração melhora a qualidade dos dados e a coerência, – salienta Larue –, mas influencia necessariamente os dados estatísticos precedentes".

No que respeita ao futuro próximo, se os dados trimestrais se mantiverem ao nível dos números conhecidos, o quarto trimestre deverá ser de novo positivo em variação mensal e estagnar ao ano, prevê Larue. O Statec previu um recuo de -3,9 % do PIB para o ano de 2009 no seu todo e um crescimento de 2,1 % para 2010.

InflaçÃo nos 1,8 % em Dezembro

A taxa de inflação luxemburguesa atingiu os 1,8 % ao ano no mês de Dezembro último. Contudo, os preços recuaram de 0,14 % em relação ao mês anterior, revela ainda o Statec. Esta evolução mensal deve-se a um recuo da inflação subjacente (que exclui nomeadamente os produtos petrolíferos) e a um recuo de 0,8 % do preço da gasolina.

Foto: Arq. LW

Sem comentários:

Enviar um comentário