quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desemprego continua a subir no Luxemburgo, estabelecendo-se actualmente nos 6,3%

O ano de 2009 terminou no Luxemburgo com 14.816 pessoas registadas na Administração do Emprego (ADEM), no final do mês de Dezembro, estabelecendo-se assim a taxa de desemprego no Luxemburgo nos 6,3%. Em relação ao mês anterior, havia mais 465 pessoas no desemprego. Mas o balanço anual, o Luxemburgo regista mais 3 mil pesssoas no desemprego do que há cerca de um ano.

Mas, se forem contabilizadas as pessoas que beneficiam de uma medida de reinserção profissional (estágios em empresas, contratos de primeiro emprego, entre outras medidas convencionadas entre a ADEM e o patronato) , estão inscritas na ADEM cerca de 18.013 pessoas, o que corresponde a uma "taxa de desemprego geral" de 7,7%.

O anunciado fim da recessão económica no Grão-Ducado ainda não provocou assim efeitos visíveis e segundo o ministro do Trabalho luxemburguês, Nicolas Schmit, "a situação permanece preocupante" e o desemprego vai mesmo continuar a crescer nos próximos meses.

"O fim da crise chegará quando a taxa de desemprego baixar significativamente", concluiu o ministro, parafraseando as declarações feitas dias antes pelo preisdente do sindicato LCGB, Robert Weber.

JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário