sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Comentário: Crise paira sobre o arranque do Festival Automóvel

O Festival Automóvel, organizado em conjunto pela Associação dos Distribuidores de Automóveis Luxemburgueses (ADAL) e pela Federação dos Garagistas Luxemburgueses (Fegarlux), arranca já no próximo sábado, dia 30 de Janeiro, e prolonga-se por um período de dez dias consecutivos, até dia 8 de Fevereiro – de Norte a Sul do país – sob o signo da dúvida.

Em 2009 as vendas caíram 9,7 %, facto inédito nos últimos 15 anos. A crise não poupou o Grão-Ducado que nos últimos anos, ao contrário da esmagadora maioria dos países, conseguiu manter um ligeiro aumento na compra de veículos particulares e utilitários. Nem os incentivos do Estado foram capazes de travar a queda nas vendas, o que provocou a perda de vários postos de trabalho no sector.

Assumidamente um dos maiores eventos do país, embora longe das grandes "montras" mundiais como os salões de Paris, Genebra, Tóquio ou Turim, este certame suscita uma expectativa fora do comum, assente num leque cada vez mais alargado de escolhas de veículos, o que leva os potenciais compradores – do mais discreto ao mais exigente –, ávidos de novidades, às quase duas centenas de garagens e concessionários espalhados pelo país. Nalguns casos os negócios feitos durante o Auto Festival chegam a representar cerca de um terço das vendas anuais do sector.

Culto de prazer, o automóvel deixou de ser encarado apenas como meio de transporte. É também um produto de marca e distinção, tendo o seu papel social ganho outra dimensão.

Conduzir será, sempre, umprazer único. A concorrência entre as marcas é cada vez mais competitiva e intensa, estando muitas vezes a compra do automóvel ligada à imagem de marca do modelo.

Apesar das previsões de vendas deste ano apontarem para uma ligeira melhoria, concessionários e garagistas montam estratégias para tentar reconquistar o terreno perdido. Conseguirá o Luxemburgo inverter a tendência da crise em 2010? Veremos.

Com as portas abertas, é só entrar escolher e comprar. Para quem pode, claro está.

O CONTACTO deseja a todas as marcas presentes neste Festival Automóvel 2010 votos do maior sucesso.

Álvaro Cruz
responsável das rubricas Desporto & Automóvel
no CONTACTO

Sem comentários:

Enviar um comentário