segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Luxemburgo: Trabalhadores da Villeroy & Boch manifestaram-se hoje contra despedimentos

Foto: Nicolas Bouvy

Uma delegação de trabalhadores da Villeroy & Boch manifestou-se esta segunda-feira, 31 de Agosto, frente às instalações da fábrica, desde as 7h da manhã, como forma de protesto contra a supressão de 230 postos de trabalho e o fecho anunciado da unidade de produção, implantada no Luxemburgo há 260 anos.

A partir das 9h30, os manifestantes deslocaram-se até à loja da Villeroy & Boch, no n° 2, rue du Fossé, no centro da capital, onde colocaram uma faixa, distribuiram panfletos e ofereceram aos transeuntes uma das últimas peças produzidas na fábrica do Luxemburgo.

Esta acção levada a cabo pela delegação dos trabalhadores contou com o apoio dos sindicatos LCGB e OGB-L e coincidiu com a "Braderie" da cidade do Luxemburgo, que teve igualmente lugar hoje.

Portugal: Domingo foi o dia com maior número de fogos desde o início do ano

Foto: Lusa

O passado domingo foi o dia que registou o maior número de incêndios desde o início do ano, com 444 fogos em todo o país, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Estatísticas disponíveis na página da Internet da ANPC mostram que no domingo deflagraram 444 incêndios florestais, que foram combatidos por 7.116 bombeiros e 1.811 viaturas.

Os dados indicam também que só no último fim-de-semana se registaram 794 fogos, dos quais 350 foram no sábado e os restantes no domingo.

De acordo com a ANPC, nos últimos 15 dias de Agosto deflagraram em todo o país 3.473 incêndios.

O relatório provisório de incêndios florestais da Autoridade Florestal Nacional (AFN) refere que entre 1 de Janeiro e 15 de Agosto se registaram 10.860 ocorrências (2.732 incêndios florestais e 8.128 fogachos), que afectaram uma área total de 23.703 hectares (ha), entre povoamentos (7.270 ha) e matos (16.433 ha).

Segundo o relatório provisório, a área ardida quase que triplicou entre 1 de Janeiro e 15 de Agosto face ao mesmo período do ano passado.

Luxemburgo/CFL: Linha Ettelbruck-Troisvierges em obras até 13 de Setembro

A linha ferroviária entre Ettelbruck e o resto do Norte do país (Michelau, Wilwerwiltz, Clervaux, Troisvierges) está interrompida até 13 de Setembro devido a obras que começaram no sábado.

Até lá, está a funcionar um serviço de autocarros para transportar os utentes entre Ettelbruck e toda a região.

As obras dos Caminhos de Ferro Luxemburgueses (CFL) envolvem a substituição e a modernização de quase cinco quilómetros de via férrea entre a estação de Ettelbruck e o túnel de Bourscheid.

Crónica/Avenida da Liberdade: "Espionagem numa noite de Verão"

A relação entre o governo e o PS, por um lado, e a Presidência da República, por outro, não pára de se degradar. O último episódio foi uma troca de acusações entre a direcção do PS e assessores de Cavaco Silva, com insinuações de "espionagem" política.

Tudo terá começado com a alegada colaboração, prestada por um assessor da Presidência da República, à elaboração do programa de governo do PSD. Dois dirigentes do PS, José Junqueiro e Vitalino Canas, reagiram insinuando que a Presidência da República estava a colaborar com uma força partidária, pondo em causa o princípio de isenção a que está obrigada.

Na réplica, um assessor da Presidência disse que o pessoal da Casa Civil estava a ser vigiado pelo PS ou pelo governo e que tudo não tinha passado de um encontro de amigos entre um assessor de Cavaco Silva e dirigentes do PSD.

José Sócrates foi o último a pronunciar-se, mas foi incapaz de mandar calar o seu pessoal. Considerou o caso um assunto de Verão, insinuando que os jornais se dedicaram ao tema, por manifesta falta de assunto.

O caso levanta algumas questões de solução difícil. Em primeiro lugar, para uma análise cuidada devia conhecer-se, com rigor, o tipo de colaboração que existiu. Por uma razão, qualquer assessor do Presidente da República tem o direito de se encontrar com quem quiser, sendo a conversa de tipo rigorosamente privado, não merecendo, por isso, qualquer comentário. Resta acrescentar que os assessores da Presidência da República podem manter vínculo partidário, ainda que, eticamente, devam abster-se de qualquer actividade partidária.

Donde, uma conversa entre um assessor da Presidência e dirigentes partidários é absolutamente curial.

Pelo contrário, se essa colaboração se revestiu de um carácter mais formal e continuado, tudo muda de figura e o Presidente da República devia ter intervindo, demitindo até o assessor. Mas nada indica que tenha sido este o caso.

A intervenção da Presidência da República em questões partidárias não aconteceu agora pela primeira vez. Quando António Guterres se candidatou à liderança do PS foi recebido pelo então chefe da Casa Civil do Presidente da República, Alfredo Barroso. Os dois foram fotografados à entrada do Palácio de Belém e isso foi visto como um apoio expresso de Mário Soares à candidatura de Guterres, contra Jorge Sampaio. Na altura, o assunto foi comentado em vários tons, mas sem criar uma polémica, como a que agora se verificou.

O aspecto mais grave, desta vez, refere-se à possibilidade, aventada por fontes anónimas de Belém, de o governo e o PS estarem a vigiar os assessores de Belém. Se isso de facto se comprovasse, seria extremamente grave. Seria mesmo necessário apurar quem se ocuparia dessa tarefa. Mas não há indicadores seguros de que isso aconteça. Embora o assunto continue envolto em mistério, os factos devem ser menores e mesmo banais. Alguém terá visto um assessor de Belém em conversa com dirigentes partidários e daí tirou conclusões, provavelmente, precipitadas. Ou decidiu explorar o assunto, no quadro da tensão crescente entre Belém e S. Bento.

A circunstância de tudo isto estar a acontecer em Agosto, mês geralmente parco em notícias, e a proximidade de duas campanhas eleitorais tem multiplicado os seus efeitos. Mas não há dúvida de que está a perturbar as relações difíceis, entre o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Cavaco Silva promulgou esta semana, o diploma que mantém, para o próximo ano lectivo, o sistema de avaliação simplificada dos professores. Gorou, com isso, algumas expectativas que esperavam mais um "chumbo" de Cavaco Silva.

Apesar disso, as relações institucionais não melhoraram, tanto mais que o PS continua convencido que o Presidente da República tem a esperança de salvar a sua amiga de sempre, Manuela Ferreira Leite. E a salvação da líder social-democrata passa, inevitavelmente, pela vitória nas eleições legislativas de 27 de Setembro.

E Cavaco Silva parece ser uma das personalidades que acredita na vitória do PSD e na consequente saída de cena de José Sócrates. Por isso, já não teme o confronto, sabendo que, dentro de algumas semanas, terá, em nome do PS, um outro interlocutor, com quem então evitará todo o tipo de conflitos, de modo a não sofrer desgaste político e assim não prejudicar as suas possibilidades de reeleição, em 2011.

Sérgio Ferreira Borges

domingo, 30 de agosto de 2009

Luxemburgo: PFK, um grupo musical jovem e multifacetado


Chamam-se "PFK" e são um novo conjunto que contempla várias vertentes artísticas desde a dança ao canto, passando pela interpretação de canções bem conhecidas do mundo da música portuguesa e internacional desde os anos 1970 até à actualidade.

O grupo é composto por seis jovens elementos, três raparigas e três rapazes, entre os 16 e os 19 anos, que dão pelos nomes de Priscila, Filipa, Kátia, Miguel, Michael e Nuno.

O grupo existe há cerca de três anos e era originalmente composto apenas pelas três raparigas (Priscila, Filipa e Kátia), cujas inciais deram origem ao nome do conjunto (PFK). Inicialmente, "o grupo contou com o apoio do cantor Carlos Santos, que levou o conjunto em digressão pela França, Bélgica e Suíça para dançar nos seus espectáculos", recordam as jovens.

Na Primavera deste ano, juntaram-se ao grupo os três rapazes e a formação sentiu a necessidade de "criar uma nova imagem, apresentar novas coreografias, passando também a ensaiar com mais frequência", explicam.

"Vingar no mundo do espectáculo, nos tempos que correm, não é tarefa fácil", admitem, "mas, graças à Fernanda Mendes, ensaiadora, coreógrafa, empresária, criadora do guarda-roupa e amiga que está sempre disposta a ajudar-nos e a dar-nos força nos momentos difíceis, vamos continuando a resistir", contam os seis jovens.

Fernanda Mendes, diz por seu lado, estar "sempre disposta a ajudar este grupo de jovens". "É preciso não baixar os braços, pôr os pés ao caminho e conseguir agendar espectáculos em que o grupo possa mostrar os seus talentos", afirma a ensaiadora do grupo. Consciente de que para manter um conjunto assim são necessários meios financeiros, Fernanda Mendes faz, no entanto, questão de frisar que o conjunto está aberto a participar em eventos de solidariedade se para isso for solicitado.

O grupo PFK está disponível para espectáculos e pode ser contactado pelo tel. 26 91 45 03 (ou por e-mail: tareco@pt.lu ).

Joaquim Pedreira

Mourinho humilha rival milênes no derbi ao vencer por 4-0

O Inter de José Mourinho derrotou o AC Milan por 4-0 no clássico deste sábado, no Estádio Giuseppe Meazza, em jogo da primeira jornada da Serie A italiana. No final, a vitória foi indiscutível e os "nerazzurri" poderiam mesmo ter construído um resultado ainda mais dilatado.
É bem verdade que a expulsão de Gattuso, aos 40 minutos, facilitou a tarefa do Inter, mas o domínio dos comandados de Mourinho foi sempre evidente ao longo de toda a partida.
Os dois primeiros golos do tetracampeão italiano foram marcados por Thiago Motta (30') e Diego Milito (36', de penálti), com Maicon (45'+1) e Stankovic (67') a apontarem os outros dois tentos. Num jogo em que o Inter marcou quatro golos, o avançado Eto'o ficou em branco.

sábado, 29 de agosto de 2009

Cristiano Ronaldo marca na estreia do Real no campeonato espanhol

Cristiano Ronaldo marcou, de grande penalidade, o segundo golo da vitória do Real Madrid na jornada inaugural da Liga Espanhola, frente ao Deportivo de la Coruña.
Os "Merengues" tiveram grandes dificuldades em levar de vencida o "Depor", que ainda esteve empatado por duas vezes (1-1 e 2-2) no marcador.
No entanto, o excelente golo de Diarra, já no segundo tempo, garantiu a primeira vitória aos madrilistas na competição.
O internacional luso teve alguns bom apontamentos, mas mostrou ainda estar longe da forma que o notabilizou.

Portugal: Deus é uma das personagens principais de novo romance de Saramago

O novo romance de José Saramago chama-se "Caim" e tem como personagens principais aquela figura bíblica, Deus e a Humanidade "nas suas diferentes expressões", segundo a descrição de Pilar del Río no blogue do Nobel da Literatura.

"Saramago escreveu outro livro", anuncia a mulher do escritor e presidente da Fundação José Saramago num texto colocado no blogue "O Caderno de Saramago", recordando que surge um ano depois do lançamento do anterior, "A Viagem do Elefante".

A nova obra literária "não é um tratado de teologia, nem um ensaio, nem um ajuste de contas: é uma ficção em que Saramago põe à prova a sua capacidade narrativa ao contar, no seu peculiar estilo, uma história de que todos conhecemos a música e alguns fragmentos da letra", descreve Pilar del Río.

Assinala ainda que em "Caim", tal como nos anteriores livros - e dá o exemplo de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" - "o autor não recua diante de nada nem procura subterfúgios no momento de abordar o que, durante milénios, em todas as culturas e civilizações foi considerado intocável e não nomeável".

Esse objecto de análise no romance é "a divindade e o conjunto de normas e preceitos que os homens estabelecem em torno a essa figura para exigir a si mesmos - ou talvez seria melhor dizer para exigir a outros - uma fé inquebrantável e absoluta, em que tudo se justifica, desde negar-se a si mesmo até à extenuação, ou morrer oferecido em sacrifício, ou matar em nome de Deus", aponta.

Em 1991, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" causou acesa polémica em Portugal, e viria a ser vetado pelo governo à época para concorrer ao Prémio Europeu de Literatura, iniciativa que pesou na decisão do escritor para abandonar o país e passar a residir em Lanzarote, Espanha.

Pilar del Río sublinha ainda no blogue: "com a cabeça alta, que é como há que enfrentar o poder, sem medos nem respeitos excessivos, José Saramago escreveu um livro que não nos vai deixar indiferentes, que provocará nos leitores desconcerto e talvez alguma angústia, porém, amigos, a grande literatura está aí para cravar-se em nós como um punhal na barriga, não para nos adormecer como se estivéssemos num opiário e o mundo fosse pura fantasia".

"Este livro agarra-nos, digo-o porque o li, sacode-nos, faz-nos pensar: aposto que quando o terminardes, quando fizerdes o gesto de o fechar sobre os joelhos, olhareis o infinito, ou cada qual o seu próprio interior, soltareis um uff que vos sairá da alma, e então uma boa reflexão pessoal começará, a que mais tarde se seguirão conversas, discussões, posicionamentos", escreve ainda a presidente da Fundação Saramago no texto.

Quase a concluir, Pilar del Río classifica o romance de José Saramago, 86 anos, como "literatura em estado puro".

Filho primogénito de Adão e Eva segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Caim sentiu ciúmes por Deus ter preferido as ofertas feitas pelo irmão mais novo, Abel, e matou-o, cometendo o primeiro homicídio na história da Humanidade.

"Caim" vai ser lançado em Outubro pela Editorial Caminho na Feira do Livro de Frankfurt e no final do mês estará à venda nas livrarias em Portugal, Espanha e América Latina.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Barcelona derrota Shakhtar Donetsk e conquista Supertaça europeia

Um golo do jovem Pedro Rodríguez, a passe de Lionel Messi, a 5 minutos do final do prolongamento, garantiu a vitória na Supertaça Europeia ao Barcelona, que sentiu mais dificuldades do que o esperado para levar de vencida os ucranianos do Shakhtar Donetsk no Estádio Louis II, no Mónaco.
O campeão espanhol e europeu atacou muito, mas apenas conseguiu ultrapassar a defensiva do vencedor da última Taça UEFA já na parte final do tempo extra por Pedro, que havia rendido Ibrahimovic aos 81 minutos.

Gasóleo mais barato a partir da meia noite

Novo preço máximo do gasóleo rodoviário a partir da meia noite de hoje:

0,882 euros por litro, ou seja uma baixa de -0,015.

Também o gasóleo para o aquecimento baixa de preço: menos
0,015 euros por litro, ou seja 0,501 é o novo preço decidido pelo Governo.

144 casos de gripe no Luxemburgo- 14 esta semana: Ministério da Saúde desvaloriza gravidade da doença

Esta semana no Luxemburgo registaram-se mais 14 casos de gripe A (H1N1), informou esta tarde em comunicado, o Ministério da Saúde. Desde o início da manifestação da doença já foram infectadas 144 pessoas no país.

A maioria dos pacientes continua a ser infectada no estrangeiro, sobretudo em Inglaterra e Espanha. O Ministério da Saúde garante que o risco de infecção no Luxemburgo é baixo.

Os pacientes que até agora contrairam o vírus da Gripe recuperaram rapidamente e não tiveram quaisquer complicações o que permite concluir que "por enquanto,a nova gripe, não é tão grave como a gripe sazonal que todos os anos enfrentamos", pode ler-se no comunicado.

Famíla do jovem morto por um tractor em Portugal mora em Esch- sur- Alzette - actualização

O corpo do jovem morto ontem num acidente com o tractor do avô, em Portugal, vai estar esta noite em câmara ardente na Igreja de Arazede, em Montemor-o-Velho, de onde parte para o cemitério da localidade, amanhã, às 9h30. A informação foi prestada ao CONTACTO pelo pai da vítima , Luís Miguel dos Reis, que há seis anos imigrou para o Luxemburgo com a família.
Moram em Esch-sur-Alzette e o pai da vitima é encarregado de construção civil, na empresa MES, sediada em Livange, no Luxemburgo.
"Tínhamos pensado regressar ontem ao Luxemburgo, mas depois desta tragédia, não sei quando é que será possível. Em principio teria que me apresentar ao serviço na próxima segunda-feira, mas os meus patrões já me disseram para ficar aqui o tempo que for preciso para resolver as coisas", contou Luís Miguel Reis ao CONTACTO.
O corpo do jovem de 15 anos foi autopsiado no Gabinete Médico-Legal do Hospital da Figueira da Foz, mas a família desconhece por enquanto os resultados.
Recorde-se que Tiago Reis, de 15 anos, residente em Esch, morreu ontem num acidente com um tractor agrícola, num quintal dos avós, em Bebedouro, Arazede, Montemor-o-Velho.
Era o último dia de férias de uma família de imigrantes portugueses no Luxemburgo. O acidente deu-se por volta da hora do almoço e vitimou Tiago Reis, de 15 anos, quando o tractor capotou e ficou sobre o corpo do jovem.
Alertado para o facto, os familiares já nada puderam fazer.
DM

Brincadeira de tractor mata jovem de 15 anos em Portugal - residem no Luxemburgo

Um rapaz de 15 anos morreu ontem, quinta-feira, num acidente com um tractor agrícola, num quintal dos avós, em Bebedouro, Arazede, Montemor-o-Velho, notícia hoje o Jornal de Notícias (JN), em Portugal.
Era o último dia de férias de uma família de imigrantes portugueses no Luxemburgo.
De acordo com o relato do JN o acidente deu-se por volta da hora do almoço e vitimou Tiago Reis, de 15 anos, quando o tractor capotou e ficou sobre o corpo do jovem.
Alertado para o facto, os familiares já nada puderam fazer. O pai, Luís Miguel Reis, vive no Grão Ducado há seis anos e é encarregado de construção civil. Ao JN, Luís Reis contou que o dia do acidente (ontem) era o último das férias passadas em Portugal e que hoje se preparavam para regressar ao Luxemburgo. “Estávamos para ir hoje embora, mas como tínhamos umas coisas pendentes para fazer decidimos que só partiríamos amanhã", disse Luís Reis ao JN.
O corpo do rapaz foi transportado para o Gabinete Médico-Legal do Hospital da Figueira da Foz, onde vai ser autopsiado. Tiago Reis tinha um irmão de dois anos e meio e segundo o pai tinha acabado de concluir o 9 ano, e preparava-se para tirar um curso de formação profissional.

Formações de 25 de Outubro a 3 de Dezembro: Ser voluntário no combate à Sida

A "Aidsberodung" e a Cruz Vermelha luxemburguesa organizam, em colaboração como o Centro Hospitalar do Luxemburgo, cursos de formação para voluntários no combate à Sida.
Estes cursos destinam-se aos interessados que desejam empenhar-se no campo da prevenção, acompanhamento e apoio às pessoas infectadas com o vírus HIV.
As formações, gratuitas, começam a 25 de Outubro e terminam a 3 de Dezembro e serão subordinadas aos seguintes temas: HIV/Sida; testes de despistagem; formas de transmissão; tratamentos e voluntariado, abordados em oito módulos todas as quinta-feiras, das 19 às 21h, em língua francesa.
Para informações e inscrições, as pessoas interessadas devem contactar a "Aidsberodung" através do tel. 40 62 51.

Liga Europa: Sporting, Benfica e Nacional já têm adversários

O Sporting vai defrontar o Heerenveen (Holanda), o Hertha de Berlim (Alemanha) e o Ventspils (campeão da Letónia) no Grupo D.

O Benfica vai jogar com o Everton (Inglaterra), o AEK (Grécia) e o BATE Borisov (campeão da Bielorrússia).

O Nacional, o único dos clubes portugueses que não foi cabeça-de-série, vai discutir o apuramento para os 16-avos-de-final com o Werder Bremen (Alemanha), finalista vencido da época passada, o Áustria Viena (Áustria) e o Athletic Bilbau (Espanha).

Luxemburgo: Publicação sobre castelos do Grão-Ducado teve nova edição

A Associação dos Castelos Luxemburgueses reeditou uma brochura em que apresenta 16 castelos do Grão-Ducado: os de Clervaux, Wiltz, Esch-sur-Sure, Vianden, Bourscheid, Beaufort, Larochette, Pettingen, Koerich, cidade do Luxemburgo, Hesperange, Dudelange, Bourglinster, Mersch, Schoenfels e Useldange.

Nesta nova edição, as fotografias da anterior versão foram todas substituídas por imagens inéditas. Outra das novidades é o prefácio redigido pelo primeiro-ministro, Jean-Claude Juncker.

A publicação conta 80 páginas em que além da história de cada castelo, são dados conselhos sobre locais a visitar nas regiões de cada castelo e que fazem parte do património histórico nacional.

Esta reedição, que visa assinalar os 20°aniversário da Associação dos Castelos Luxemburgueses, está disponível no Serviço de Turismo do Luxemburgo ("Office National du Tourisme" ou ONT), tanto no balcão "Tourist Info", situado no hall da gare da cidade do Luxemburgo, como no secretariado da associação junto da sede da ONT, no n°68-70, boulevard de la Pétrusse, na capital.

Os interessados podem ainda pedir que a publicação lhes seja enviada via correio directamente à ONT (através do e-mail: jean-claude.conter@ont.lu).

Para mais informações e/ou outros pormenores, os interessados podem igualmente visitar o site da ONT em www.ont.lu ou directamente o site www.associationchateaux.lu, da Associação dos Castelos Luxemburgueses.

JLC

PSD: Ferreira Leite apresenta "Compromisso de Verdade"



Aumentar o emprego e retomar o crescimento económico e a convergência com a União Europeia são os objectivos centrais para a área económica do programa eleitoral do PSD, que será hoje apresentado por Manuela Ferreira Leite.

O PSD defende uma alteração do modelo económico do país que tem de “assentar prioritariamente” nas exportações e no investimento privado, nacional e estrangeiro, substituindo “a actual prioridade” baseada no consumo privado e público e no investimento público, refere o programa eleitoral designado "Compromisso de Verdade".

Para aumentar as exportações, o partido liderado por Manuela Ferreira Leite propõe que se garanta o pagamento das dívidas do Estado às empresas, que se crie uma conta corrente entre o Estado e as empresas e que se altere o regime de pagamento e de reembolso do IVA.

Para aumentar o emprego e combater o “elevado número de desemprego”, o PSD propõe a criação de um programa especial de estágios profissionais, a redução da taxa social única, e apoios a novas contratações por parte das empresas através da redução da taxa social única entre 35 a 70 por cento e de uma majoração de 50 por cento para efeitos de cálculo do IRC.


Foto: Lusa

Sócrates recua e aceita debates na televisão

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, considerou hoje que o primeiro-ministro, José Sócrates, "fez bem" em aceitar os debates televisivos com os adversários às legislativas, frisando que Portugal "reclama transparência" dos líderes partidários.

"Se o primeiro-ministro mudou de opinião, ainda bem que o fez. Ainda bem que em Portugal vai haver debates, porque o país reclama dos líderes partidários transparência e disponibilidade para confrontar as suas opiniões com os outros", afirmou Paulo Portas.

"Até no Afeganistão houve debates [nas eleições presidenciais], era o que faltava que em Portugal não houvesse", ironizou.

Luxemburgo: mais 40% de desempregados do que no ano passado

O número de desempregados inscritos na Administração do Emprego era, no final de Julho, de 12.787 pessoas, mais 275 do que Junho.

Entre Junho e Julho, a taxa de desemprego sofreu um ligeiro agravamento de 0,1 por cento, acabando por se fixar nos 5,5 pontos percentuais.

Mais grave é a taxa de desemprego anual: num ano a taxa de desemprego subiu quase 40 por cento, ou seja, no mês passado, havia mais 3.500 desempregados do que em Julho de 2008.

Na reunião do Comité de Conjuntura desta quinta-feira, o Governo deu luz verde a 129 pedidos de empresas que solicitaram a adesão ao desemprego parcial para o mês de Setembro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Liga Europa: Nacional da Madeira elimina Zenit e passa à fase de grupos juntamente com o Benfica


O Nacional da Madeira cometeu hoje a proeza de eliminar o Zenit de S. Petersburgo (vencedor da Taça UEFA em 2008) ao conseguir empatar a um bola no jogo da segunda mão, e carimbar o seu "passaporte" para a fase de grupos da Liga Europa.
A perdeu por 1-0 desde os 34 minutos de jogo, a equipa madeirense nunca baixou os braços e chegou ao empate já no último minuto da partida, com um golo apontado de cabeça por Rúben Micael.
À vitória conseguida há uma semana na Madeira, por 4-3, os comandados de Manuel Machado juntaram mais este precioso empate e uma excelente exibição, deixando pelo caminho um dos principais pretendentes à vitória na competição.
O Nacional junta-se assim na fase de grupos ao Benfica que hoje perdeu na Ucrânia, por 2-1, mas garantiu o apuramento mercê da sua vitória por 4-0 no encontro da primeira mão, em Lisboa.

Portugal: "Nunca houve quatro anos" com mais progressos no domínio social, diz Sócrates


O primeiro-ministro português, José Sócrates, considerou esta quinta-feira que "nunca houve quatro anos" em que se tenham registado tantos progressos no domínio do investimento em políticas e equipamentos sociais, assegurando no futuro "mais investimento público" nesta área.

"Se olharmos para trás nunca houve quatro anos em que progredíssemos tanto. Isto é um trabalho sem fim, mas é um trabalho cuja orientação e caminho está claro nos nossos espíritos. É assim que vamos fazer, com mais investimento público e numa parceria com estas organizações que têm a capacidade, a proximidade para fazerem bem este trabalho", disse, na inauguração do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da AFID - Associação Nacional das Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente, em Lisboa.

Na ocasião, José Sócrates apontou que os investimentos do Governo em equipamentos sociais e programas destinados a pessoas com deficiência permitiu aumentar em 33% os CAO, em 89% as respostas residenciais e em 154% os serviços de apoio domiciliário

"Isto é, nesta área da deficiência aumentamos em 53% as respostas", disse o chefe de Governo, lembrando que sempre que existiu, a "folga orçamental" foi "canalizada para as prestações sociais".

Mundiais de judo: Prata para Telma Monteiro

Telma Monteiro não conseguiu a tão almejada medalha de ouro no Campeonato do Mundo de judo, acabando por perder a final da categoria de -57 kg frente à francesa Morgane Ribout. A judoca portuguesa foi castigada com dois falsos ataques e acabou por ser derrotada por yuko, conquistando a medalha de prata.
Na final, Telma acabaria por não ser feliz frente a uma adversária a quem já havia ganho este ano no Europeu de Tbilisi.

Luxemburgo: Salário mínimo no Grão-Ducado é de 9,73 euros/hora, o mais alto da Europa

Um estudo do Instituto das Ciências Económicas e Sociais de Düsseldorf (WSI, "Wirtschafts- und Sozialwissenschaftliche Institut"), na Alemanha, indica que o Luxemburgo é já há longos anos e continua a ser o país da União Europeia (UE) com o salário mínimo mais alto com, em média, 9,73 euros pagos à hora.

O nível do salário mínimo no Luxemburgo está muito acima da média dos 8,40 euros/hora pagos pela maioria do outros países da Europa Ocidental.

Com a França (8,82 euros/hora) e a Holanda (8,58 euros/hora), o Grão-Ducado seria mesmo o único país onde o ordenado mínimo foi aumentado por duas vezes em 2009, ainda segundo o mesmo estudo divulgado esta quarta-feira.

A Grã-Bretanha é o país da Europa Ocidental onde o ordenado mínimo é o mais baixo com 6,41 euros/hora.

Portugal com o salário mínimo horário mais baixo do Sul da Europa

No Sul da Europa, é Portugal o estado-membro da UE com o ordenado mínimo horário mais baixo com 2,71 euros. Seguem-se Malta com 3,67 euros/hora, Espanha com 3,78 euros/hora e a Grécia com 4,28 euros/hora.

Na Europa de Leste, apenas a Roménia e a Bulgária têm salários mínimos que não ultrapassam um euro por hora: 0,83 euros/hora no primeiro e 0,71 euros/hora no segundo.

O estudo recorda ainda que um determinado número de países não dispõe de um ordenado mínimo estabelecido por lei. Entre esses estão países como a Alemanha, Áustria, Chipre, Dinamarca, Finlândia, Itália e Suécia.

JLC

Futebol: Em jogo amigável, selecção luxemburguesa derrotada pelo Fortuna Düsseldorf

A selecção luxemburguesa de futebol foi derrotada ontem, por 0-2, pelo Fortuna de Düsseldorf, em jogo amigável.

No encontro disputado em Grevenmacher, os "Roude Léiw" (leões vermelhos) efectuaram uma exibição tão pálida que nem a ausência de alguns titulares pôde justificar tamanha inoperância.

O avançado da Jeunesse, Serdjo Pupovac, fez a sua estreia com as cores luxemburguesas e deixou algumas boas indicações a Guy Hellers que efectou o último teste antes da deslocação da equipa à Moldávia, no próximo dia 5 de Setembro, para defrontar a congére daquele país em jogo a contar para a fase de qualificação do Mundial da África do Sul2010.

Á. Cruz

Portugal: Do Porto para a Europa via Ryanair

É já na próxima quinta-feira, 3 de Setembro, que a Ryanair inaugura, no Porto, a sua primeira base em Portugal, um investimento de 146 milhões de euros que aumentará para 1,5 milhões de passageiros o seu tráfego no Aeroporto Sá Carneiro. Segundo dados da companhia irlandesa de baixo custo, desde que começou a operar no Porto, em 2005, passou de 1484 voos e 234.200 passageiros para 7116 voos e mais de um milhão de passageiros no ano passado.

"Nos primeiros seis meses do corrente ano, já 618.271 passageiros tinham voado com a Ryanair a partir do Porto", refere em comunicado, destacando o crescimento superior a 33 por cento registado em 2008. Segundo a companhia, o Aeroporto do Porto "tem-se destacado, nos últimos anos, por uma evolução do tráfego muito acima da média do sector".

Com a inauguração da sua nova base no Porto, que contará com três aviões, a Ryanair passará a assegurar 21 rotas no Aeroporto Sá Carneiro, responsáveis pelo transporte de 1,5 milhões de passageiros/ano. No total, o Aeroporto do Porto oferecerá 52 ligações directas, "evidenciando o seu posicionamento de grande aeroporto do noroeste peninsular" e "aumentando o seu grau de atractividade na área de influência que serve e que inclui os habitantes da região da Galiza", sustenta a companhia.


Na sequência da criação de uma base no Porto, a Ryanair inicia a 26 de Outubro as operações da sua primeira rota doméstica em Portugal, entre o Porto e Faro, com quatro frequências semanais às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos. A partir de 27 de Outubro, lançará ainda duas outras novas rotas para a Alemanha a partir do Porto, para Düsseldorf e Baden Baden, com três frequências semanais às terças e quintas-feiras e aos sábados. O investimento inicialmente previsto pela Ryanair para a sua base no Porto era de 140 milhões de dólares (100 milhões de euros), mas a decisão de adquirir um terceiro avião para sedear no Sá Carneiro implicou um reforço para 210 milhões de dólares (146 milhões de euros).

Grão-Ducado: Obras na A4 este fim-de-semana, no sentido Esch-Luxemburgo

Neste próximo fim-de-semana vai haver obras no pavimento da auto-estrada A4, na direcção Esch/Alzette – Luxemburgo, entre o nó 3 de Pontpierre e o nó 1 de Leudelange-Norte.

As obras começam às 20h de sexta-feira e prolongam-se até cerca das 22h de domingo.

A auto-estrada A4 vai assim estar encerrada ao trânisto no troço entre os referidos nós, pelo que será estabelecido um desvio da circulação entre Esch-sur-Alzette e a cidade do Luxemburgo, a partir da saída 3 de Pontpierre, pela estrada secundária CR 169 e a Nacional 4, em direcção a Leudelange-Norte.

O tráfego proveniente de Leudelange/Bettembourg em direcção a Esch-sur-Alzette/Pontpierre será desviado pela Nacional 4 / A4 em direcção ao nó 2 de Leudelange-Sul.

Luxemburgo: Regresso ao trabalho na construção civil

Terminou oficialmente há uma semana o período de férias colectivas para os trabalhadores do sector da construção civil no Luxemburgo. Muitos já regressaram, mas outros só chegam nos próximos dias.

Estes trabalhadores estão abrangidos por um contrato colectivo de trabalho que prevê o gozo de três semanas, ou um mês, de férias durante o mês de Agosto.

O período de descanso está acordado entre sindicatos e patrões e não pode ser negado aos trabalhadores pelas empresas.

O resto dos dias de férias dos trabalhadores do sector deverão ser gozados durante o Inverno: de 19 de Dezembro de 2009 a 6 de Janeiro de 2010.

Recorde-se que o sector da construção civil dá emprego a 36 mil pessoas no Luxemburgo, entre os quais milhares de portugueses. A maior parte regressou no último fim-de-semana de automóvel, autocarro ou avião.

Nas estradas de Espanha e França o fluxo de tráfico foi muito intenso durante o último fim-de-semana.

Uma situação que as autoridades prevêem que se possa agravar no próximo fim-de-semana, o último do mês de Agosto.

Gripe A (H1N1) : Portugal com 2.244 infectados registados, na maioria são homens jovens

O número de pessoas infectadas com o vírus da gripe A (H1N1) em Portugal atingiu os 2.244 no dia 23, revela o último balanço da evolução da epidemia, divulgado quarta-feira pelo Ministério da Saúde português.

A maioria dos doentes (1.284) é do sexo masculino e de Portugal Continental. Na Madeira verificaram-se 27 casos e nos Açores 92.

A maior parte dos infectados (38,6%) tem entre 20 e 29 anos de idade, situando-se a média do total dos casos nos 22,4 anos.

A outra faixa etária mais afectada situa-se entre os 10 e 19 anos (27,6% dos doentes), seguindo-se a das crianças até aos nove anos de idade (12,9% dos casos).

Dos casos registados, 531 (24%) foram importados e 1.713 (76%) foram contraídos por transmissão secundária ou terciária.

A doença ainda não provocou nenhuma morte, mas dez doentes, um dos quais já teve alta, precisaram de passar pelos Cuidados Intensivos e receber ventilação.

Febre, tosse, dores musculares e dores de cabeça são os sintomas comuns à maior parte dos doentes, com uma pequena percentagem com sintomas mais severos, como diarreia e vómitos e apenas 0,3% dos casos redundou em pneumonia.

Apenas 5% dos afectados tinham recebido a vacina contra a gripe sazonal. Por outro lado, 32% dos infectados foram tratados com o medicamento anti-viral osiltamivir.

Em 88% dos casos, a gravidade dos sintomas foi considerada "ligeira".

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sporting afastado da "Champions": Golo de Moutinho não foi suficiente


Após o empate em Alvalade a duas bolas na semana passada frente à Fiorentina, o Sporting voltou a empatar nesta quarta-feira a uma bola em Itália, frente à formação "Viola", resultado que afasta a equipa de Paulo Bento da fase de grupos da Champions League.

Nelson Moutinho ainda deu esperança ao marcar o golo dos "leões" aos 37 minutos, mas Jetovic, aos 54, empatou a partida dando vantagem à Fiorentina que segue em frente na Liga Milionária.

UE: Europa ainda sem "recuperação firme", considera Durão Barroso

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou hoje que a União Europeia (UE) ainda não regista uma "recuperação firme", apesar dos "sinais encorajantes".

"Vários países europeus registam sinais encorajantes de recuperação, mas uma recuperação firme ainda não existe", considerou Durão Barroso durante um encontro com a imprensa em conjunto com a presidente da Lituânia Dalia Grybauskaite.

"O impacto da crise financeira e económica ainda é tangível na Europa e ainda temos muito a fazer", alertou o presidente da Comissão Europeia.

A França e a Alemanha cresceram no segundo trimestre, alimentando a esperança de uma saída da crise na Europa.

A Zona Euro estava ainda em recessão, mas o seu Produto Interno Bruto (PIB) recuou somente 0,1%, depois de uma queda recorde de 2,5% no primeiro trimestre.

"Necessitamos ter uma acção muito determinada e fazer tudo o que podemos para sair da crise", acrescentou.

Foto: Comissão Europeia

Luxemburgo/Futebol: Hoje em Grevenmacher, "Roude Léiw" defrontam Fortuna Dusseldorf


A selecção nacional de futebol luxemburguesa defronta esta quarta-feira à noite, a partir das 19h30, no estádio Op Flohr, em Grevenmacher, o Fortuna de Dusseldorf, actual 5° classificado da segunda liga alemã.

O encontro de carácter amigável enquadra-se no programa de preparação da selecção grã-ducal para o próximo encontro na Moldávia, marcado para dia 5 de Setembro, a contar para o apuramento do Mundial da África do Sul2010.

As ausências de Kitenge e Bossi por lesão e Gerson, Blaise, Martino, Geisbusch, Strasser e Mutsch, por obrigações profissionais para com os seus clubes, vão enfraquecer a equipa para o encontro de hoje.

O jogo desta noite tem a particularidade de contar pela primeira vez entre os convocados com o avançado da Jeunesse, Serdjo Pupovac, recentemente naturalizado luxemburguês.

O grupo de jogadores para esta noite é constituído por Joubert e Oberweis (guarda-redes); Buvkic, Hoffmann, Moreira, Jänisch, Kintziger e Plein (defesas); Peters, Bettmer, Collette, Ferreira, Leweck, Lombardelli e Payal (médios); Pupovac e Daniel da Mota (avançados).

Á. Cruz

Gripe A (H1N1): UE propõe definir grupos prioritários para vacinação - doentes crónicos, grávidas e profissionais de saúde

O Comité de Saúde Pública da União Europeia (UE) definiu esta semana em Bruxelas que os grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe A-H1N1 deverão ser as grávidas, os doentes crónicos e os profissionais de saúde.

Em relação aos doentes crónicos, com mais de seis meses de idade, a vacinação deve começar pelos que apresentam sintomas mais graves. Este grupo deverá ainda incluir pessoas com imunodeficiência congénita ou adquirida, aconselha o comité.

Uma vez que a vacinação destes grupos esteja concluída, o processo deve continuar até as metas nacionais estabelecidas pelos estados-membros serem atingidas, ainda segundo aquela estrutura.

A proposta para a criação destes grupos prioritários de vacinação foi apresentada pela Comissão Europeia, tendo recebido esta semana o aval do referido comité.

O documento aprovado sublinha que cada estado-membro tem a responsabilidade de definir uma estratégia de vacinação contra a gripe A-H1N1.

Segundo o balanço divulgado pela Comissão Europeia, nos 31 países da UE e da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) foram reportados um total de 43.245 desde o início da pandemia.

Luxemburgo/Construção Civil: duas empresas na falência

A empresa de construção civil EDTE-SA, em Foetz, declarou terça-feira falência, mandando para o desemprego 57 trabalhadores, anunciou hoje a central sindical LCGB.

Os sindicatos do sector, em conversações com a direcção da empresa conseguiram afectar 23 trabalhadores a outras empresas de construção civil, conservando assim o emprego.

Também a AC Construções abriu falência. Dezasseis trabalhadores vão para o desemprego. Neste caso, desde Maio que a empresa não paga os salários.

Em comunicado, o LCGB garante que vai continuar a tentar marcar uma reunião com a direcção da AC Construções, que fechou as suas portas em Bonnevoie, na capital.

Espanha/Barcelona: Polícia deteve 23 brasileiros com documentos portugueses falsos


A Polícia Nacional espanhola deteve esta quarta-feira 23 cidadãos brasileiros que se apresentaram em estaleiros de construção civil de Barcelona como operários portugueses mas com documentação falsa, confirmaram fontes policiais.

Munidos de bilhetes de identidade e passaportes falsificados os trabalhadores apresentavam-se como cidadãos comunitários pelo que conseguiam trabalhar em obras da região.

Alguns chegaram mesmo a tentar aceder ao subsídio de desemprego depois de terem sido despedidos das obras em que trabalharam.

A investigação começou com uma denúncia de uma funcionário dos serviços de emprego que comprovou que o documento de identificação apresentado por um dos trabalhadores coincidia com o número dado a um cidadão português.

Depois de várias semanas de investigação, as autoridades acabaram por levar a cabo rusgas em várias obras detendo os 23 indivíduos.

A maioria dos detidos chegou a Espanha como turistas, tendo obtido aqui a documentação falsa.

Texto: Lusa; Foto: JLC/CONTACTO

Ciclismo: Luxemburguês Andy Schleck é segundo do ranking mundial

Andy Schleck é o segundo melhor do mundo
(Foto: Serge Waldbillig/Arquivo LW)

O ciclista luxemburguês Andy Schleck, que se sagrou segundo da Volta a França em Bicicleta 2009, está em segundo lugar do ranking mundial da modalidade com 334 pontos, indica a tabela divulgada esta semana pela UCI-União Ciclista Internacional, após o Grande Prémio Ciclista de Plouay, na Bretanha (França).

Também Alberto Contador, grande vencedor do "Tour" 2009, detém o primeiro lugar, alcançado após a sua vitória na Volta a França. Com um total de 527 pontos, Contador distancia-se e de muito de Schleck e dos outros ciclistas do "pelotão" dos melhores.

O top 5 mundial da UCI é completado pelo checo Roman Kreuziger (3°, com 310 pontos), o britânico Mark Cavendish (4°, 304 p.) e o espanhol Alejandro Valverde (5°, 295 p.).

O irmão de Andy, Fränk Schleck (5° na Volta a França) é 12° do ranking mundial, com 212 pontos.

Luxemburgo: Dois pequenos incidentes áreos em menos de 24 horas

Um monomotor Piper teve que aterrar de urgência num prado entre Hünsdorf e Müllendorf devido a uma quebra repentina do motor Foto: Gerry Huberty/LW

Terça-feira à noite, depois das 20h, o piloto de um avião monomotor Piper teve que fazer uma aterragem forçada num prado entre Hünsdorf e Müllendorf (cerca de 10km a norte da cidade do Luxemburgo), devido a uma quebra repentina do motor.

Os serviços dos socorros e a polícia haviam sido chamados ao local, mas o piloto conseguiu aterrar o aparelho sem complicações de maior.

Este último e o seu único passageiro sairam ilesos, a avioneta também não sofreu danos materiais e tudo não passou de um grande susto.

Cerca de 24h antes, na segunda-feira à noite, um helicóptero da Luxembourg Air Rescue (LAR) não teve tanta sorte.

Chamado para um urgência a Bourglinster e na operação de aterragem junto à casa do paciente, o aparelho embateu num posto de ferro que o piloto não vira devido às ervas altas, ficando gravemente danificado.

A tripulação escapou ilesa, mas o helicóptero não pôde voltar a descolar.

Uma ambulância foi chamada para transportar o paciente.

CONTACTO: Edição de 26 Agosto de 2009

(clique na imagem para ampliar)

Esta quarta-feira, o CONTACTO traz em destaque a tragédia da praia Maria Luísa, em Albufeira, onde a derrocada de uma arriba provocou cinco mortos e três feridos. O drama aconteceu quando o rochedo à beira-mar cedeu e dasabou sobre os banhistas que repousavam à sua sombra.

Em foco, a ameaça de greve de impacto nacional dos sindicatos LCGB e OGB-L alargada a todo o sector da Saúde e da área social. Em causa está a rescisão da convenção colectiva da saúde entre o grupo Zhita Senior e a "Entente dos Hospitais Luxemburgueses".

Leia ainda, no CONTACTO desta semana, tudo sobre a criação do Portal do Eleitor lançado pelo Ministério da Administração Interna, site destinado a esclarecer dúvidas sobre o voto nas eleições portuguesas.

A campanha de sensibilização junto da população para ajudar a prevenir a Gripe A/H1N1, lançada recentemente pelo Ministério da Saúde luxemburguês, é outra das notícias desta edição.

No desporto, destaque para a esmagadora vitória da selecção portuguesa feminina de basquetebol frente à congénere luxemburguesa, por 85-37, no sábado, em Oberanven.

Estas e outras notícias no CONTACTO desta quarta-feira, o primeiro jornal de Língua Portuguesa no Luxemburgo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Portugal/Legislativas: Sócrates quer dar prioridade à defesa da língua portuguesa junto de emigrantes

O primeiro-ministro, José Sócrates, durante um encontro terça-feira com representantes das comunidades portuguesas no estrangeiro, num hotel de Lisboa (Foto: Lusa)

O secretário-geral socialista e primeiro-ministro português, José Sócrates, defendeu terça-feira à noite que a prioridade de “vários departamentos do Estado” deve ser a valorização da língua portuguesa junto dos países onde existem comunidades portuguesas, que classificou como “a guarda avançada" de Portugal.

“Devemos considerar como prioridade de vários departamentos do Estado a defesa da nossa língua”, afirmou Sócrates em Lisboa, dirigindo-se a um grupo de representantes das comunidades portuguesas no estrangeiro, no âmbito da pré-campanha às eleições legislativas de 27 de Setembro.

Portugal tem de "ajudar comunidades a afirmarem-se"

Para além da defesa da língua, Sócrates apontou a necessidade de “ajudar à afirmação das comunidades portuguesas”, já que desta depende “grande parte da afirmação do país”.

“Tem sido um erro que cometemos ao longo de várias décadas não perceber que grande parte da afirmação do país está dependente da afirmação das comunidades”, que constituem a “guarda avançada do país”.

Sócrates deu o exemplo da relação comercial entre Portugal e a Venezuela que “foi finalmente potenciada” porque o Governo português “se deu conta que a comunidade portuguesa era uma arma ao serviço dessa relação económica”.

A simplificação dos actos administrativos que os órgãos da administração prestam aos emigrantes e a valorização das comunidades enquanto “instrumento da afirmação do país” é o objectivo das candidaturas do PS pelos círculos da Europa e Fora da Europa, disse.

Paulo Pisco encabeça a lista do PS pelo Círculo da Europa, enquanto Renato Leal é o primeiro da lista pelo Círculo Fora da Europa.

Sócrates quer que Consulados funcionem no modelo das "lojas do cidadão"

Em panfletos distribuídos na iniciativa, que decorreu num hotel de Lisboa, o PS compromete-se a transformar os serviços da administração pública da rede consular em “verdadeiras lojas do cidadão” e a deslocar funcionários consulares para “irem ao encontro das comunidades mais pequenas e isoladas”.

Incentivos às associações de emigrantes que se destaquem na “actividade em prol da comunidade” e a criação de “novas modalidades de apoio ao regresso de idosos são outras prioridades do programa socialista dirigido aos emigrantes.

Portugal: Cavaco Silva promulga alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos


O Presidente da República Cavaco Silva já promulgou o diploma que prevê o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, confirmou esta terça-feira à Lusa fonte da Presidência da República.

A proposta de lei do Governo, que foi aprovada a 10 de Julho com os votos favoráveis do PS, PCP, BE e PEV e a abstenção do PSD e do CDS-PP, estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens em idade escolar e consagra a “universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir de cinco anos”.

Na altura da discussão do diploma na especialidade, o PS concordou com a retirada do artigo da proposta referente à admissão ao trabalho de menores abrangidos pela escolaridade obrigatória, que tinha motivado críticas por parte da oposição, nomeadamente da deputada não inscrita Luísa Mesquita, que requereu a sua eliminação.

A oposição criticou ainda a celeridade do processo legislativo, acusando o PS e o Governo de tentar cumprir "à pressa" uma promessa eleitoral, sem que se saiba quando entra em vigor, já que remete para legislação complementar sem prazos definidos.

Na altura, o socialista João Bernardo reiterou que o Governo português está a criar no terreno as condições necessárias à universalidade do pré-escolar com a construção de salas de aula para abranger 100 por cento das crianças até 2011.

Foto & Texto: Lusa

UE/Imigração: Bruxelas quer que todos os estados-membros acolham refugiados e não apenas os da costa do Mediterrâneo

A União Europeia (UE) vai apresentar novas propostas sobre a política de imigração em Setembro, revelou segunda-feira o ministro sueco da Imigração, enquanto se multiplicam no Mediterrâneo os dramas com refugiados.

Estas propostas, confiadas ao comissário europeu para a Justiça, Jacques Barrot, que tem a seu cargo estes dossiês, centrar-se-ão na política dita de "reinstalação", que visa a transferência de refugiados acolhidos no Mediterrâneo para outros países europeus, assim como uma política de asilo mais eficaz, indicou o ministro sueco da Imigração, Tobias Billstrom.

A possível aplicação destas propostas far-se-á na base do voluntariado dos países membros, precisou.

"O projecto sobre a reinstalação deve ser apresentado em Setembro pelo vice-presidente da Comissão, Jacques Barrot", disse Billstrom, cujo país ocupa a presidência da UE desde 1 de Julho e até 31 de Dezembro.

Sobre a reforma da política de asilo, que tem como objectivo o estabelecimento de quotas de acolhimento de refugiados nos países europeus, Billstrom disse esperar uma proposta da Comissão "também em Setembro".

Mais de 67 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo em 2008 para tentar entrar na Europa segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR, instância presidida por António Gueterres), travessias efectuadas com frequência por passadores em condições muito precárias e durante as quais os naufrágios e os afogamentos são numerosos.

Na semana passada, cinco clandestinos, recolhidos ao largo da ilha italiana de Lampedusa, contaram que 73 dos seus companheiros de viagem da Eritreia tinham morrido durante a travessia desde a Líbia.

A Itália, Malta, Espanha ou a Grécia não querem estar sozinhas a enfrentar o problema, e a Comissão Europeia, segundo Jacques Barrot, procura soluções para "partilhar o fardo" do acolhimento de refugiados que atravessam o Mediterrâneo, quase sempre via Turquia ou a Líbia.

Todavia, uma fonte europeia sublinhou que nos países da Europa do Norte, a imigração e o asilo não são problemas de maior e que estes países não estão dispostos a aceitar regras de imigração mais vinculativas.

Luxemburgo: Frieden assina convenção com Suíça e Lichtenstein para evitar dupla tributação

O ministro das Finanças luxemburguês, Luc Frieden, efectua esta terça-feira e amanhã, uma visita de trabalho à Suíça e ao Lichtenstein.

Em Berna, Frieden deverá ser recebido pelo presidente da Confederação Helvética que é simultaneamente também ministro das Finanças, Hans-Rudolf Merz.

O encontro deverá debruçar-se sobre a situação económica e financeira internacional e a evolução das praças financeiras neste contexto.

Está ainda previsto que os dois ministros assinem uma emenda à convenção sobre dupla tributação entre os dois países, de modo a incluirem desta feita uma parte referente à troca de informações entre as administrações fiscais de ambos os países.

Amanhã, quarta-feira, Frieden desloca-se até ao Principado do Lichtenstein. No Castelo de Vaduz, na capital do país, o ministro das Finanças luxemburguês será recebido em audiência pelo príncipe herdeiro Alois.

Com o primeiro-ministro e ministro das Finanças daquele estado, Klaus Tschütscher, Frieden deverá igualmente assinar um acordo para impossibilitar a dupla tributação.

Nos dois casos, o conteúdo dos acordos é conforme à convenção-modelo preconizada pela OCDE.

Luxemburgo: Acidente ferroviário de Zoufftgen volta a tribunal, agentes dos CFL recorreram da sentença

O processo em recurso dos quatro funcionários dos Caminhos de Ferro Luxemburgueses (CFL) condenados devido ao acidente ferroviário de Zoufftgen, em 11 de Outubro de 2006, e que causou seis vítimas mortais (quatro franceses e dois luxemburgueses), começa a 23 de Setembro.

Recorde-se que devido a uma falha no sistema de sinalização e de agulhagem entre a gare de Bettembourg e a localidade francesa Zoufftgen (junto à fronteira), o acidente envolveu um comboio de passageiros da CFL, em proveniência da cidade do Luxemburgo e que se dirigia para Nancy, e um comboio de mercadorias francês da SNCF, que ligava Thionville à capital luxemburguesa.

O inquérito determinou tratar-se de falha humana e em primeira instância, a 29 de Janeiro último, quatro agentes dos CFL haviam sido condenados entre seis meses a quatro anos de prisão, com possibilidade de suspensão parcial de cumprimento pena.

Os funcionários dos CFL recorreram da sentença e as audiências estão marcadas para 23, 28 e 30 de Setembro.

JLC

Luxemburgo: Controlos de velocidade para esta terça-feira

A Polícia grã-ducal vai estar posicionada em seis localizações esta terça-feira para proceder aos habituais controlos radar de velocidade.

De manhã, uma patrulha vai estar em:
- Clémency, na rue de Bascharage
- Lamadelaine, na route de Luxembourg
- e Oetrange, na montée de Oetrange

De tarde, vão estar patrulhas em:

- Helmsange, na rue Prince Henri
- Mersch, na rue de Colmar-berg
- e Michelau

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Luxemburgo: Detido homem que vendia droga junto à roda gigante na "Schueberfouer"

Pouco depois das 21h de domingo, a Polícia grã-ducal deteve um traficante de droga mesmo em frente à roda gigante, na "Schueberfouer", a feira popular da cidade do Luxemburgo, que abriu sexta-feira, no Glacis.

O indivíduo tinha proposta produtos estupfacientes a várias pessoas que deambulavam pela feira e uma destas ligou à polícia para denunciar o tráfico.

O indivíduo transportava consigo 60 saquinhos com um total de 146,7 gramas de marijuana e 405 euros em dinheiro quando foi detido pelas forças da ordem.

Nesta rusga foram ainda revistadas duas outras pessoas, sem que tenha sido encontrado nestas qualquer produto ilícito.

Portugal: Algarve tem mais nove zonas de risco de derrocadas de arribas ou falésias


No Algarve estão assinaladas nove zonas de risco em falésias nos concelhos de Aljezur, Lagos, Lagoa e Portimão, áreas que são classificadas como sendo de intervenção prioritária ao abrigo do Plano de Acção para o Litoral 2007-2013.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto da Água (Inag), estão identificadas a nível nacional 32 zonas de risco, locais onde estão previstas intervenções, o que não significa que sejam feitas de imediato.

O plano de acção do Ministério do Ambiente português, disponível em linha na página oficial do Ministério, define as propostas de actuação para o litoral português naquele período, devendo ser revisto de dois em dois anos.

O plano poderá ainda ser revisto excepcionalmente em resultado da ocorrência de fenómenos de "carácter excepcional", da elaboração, revisão ou alteração de planos especiais de ordenamento do território, diz o documento.

Em Aljezur, as arribas assinaladas no plano elaborado pelo Ministério do Ambiente pertencem às praias de Odeceixe, Carrapateira e Arrifana, enquanto que em Lagos as zonas de risco foram identificadas nas praias Dona Ana e do Castelo.

Em Lagoa, é o Promontório da Senhora da Rocha que é identificado como zona de risco e em Portimão são as arribas existentes nas praias do Amado, Careanos e Três Castelos, segundo a listagem contida no plano.

A maioria das áreas identificadas para intervenção prioritária no Algarve estão abrangidas pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Burgau-Vilamoura, à excepção das arribas da Arrifana, cuja localização já se insere na área do POOC Sines-Burgau.

A arriba que desmoronou parcialmente sexta-feira na praia Maria Luísa, em Albufeira, causando a morte a cinco pessoas e ferimentos noutras três, não estava assinalada como estando em perigo iminente.

O auto de notícia relativo à derrocada na praia Maria Luísa foi entregue segunda-feira de manhã no Ministério Público (MP) de Albufeira, ficando qualquer "acção ou diligência" futura relativamente ao desastre entregue ao MP.

Texto: Lusa; Foto: JLC/CONTACTO

Portugal/Derrocada em Albufeira: Ministério Público abriu inquérito-crime

O Ministério Público já abriu um inquérito à derrocada de uma arriba na praia Maria Luísa, em Albufeira, que sexta-feira matou cinco pessoas e provocou ferimentos em mais três.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) refere que "foi determinada a abertura de um inquérito, tendo por base a participação da Polícia Marítima".

A PGR adianta que "o inquérito foi instaurado em Portimão e vai ser remetido ao Tribunal de Albufeira".

Entretanto, o auto da notícia relativo à trágica derrocada foi entregue esta manhã no Ministério Público de Albufeira.

O Ministério do Ambiente já garantiu que vai colaborar com o MP no inquérito-crime aberto ao acidente".

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) considerou domingo que o MP tinha “necessariamente que abrir um inquérito-crime" à tragédia ocorrida sexta-feira na praia Maria Luísa, em Albufeira, para "averiguar eventuais responsabilidades pelo sucedido".

A zona do acidente da praia Maria Luísa já não está delimitada por grades de ferro, nem tem a presença de nenhum dispositivo policial no local.

Greenpeace começa campanha europeia contra arroz LL62 no Luxemburgo


A organização ecologista Greenpeace começou no Luxemburgo a sua campanha europeia contra o arroz geneticamente modificado LL62, na sexta-feira.

A campanha dirige-se contra o grupo farmacêutico alemão Bayer que produz este OGM (organismo geneticamente modificado) e visa sensibilizar a Comissão Europeia para que não autorize a comercialização deste produto transgénico, decisão que Bruxelas deverá tomar em Outubro.

A campanha foi lançada através da projecção de três filmes nas muralhas do Bock desde o adro da Abadia de Neumünster, no Grund, na capital, sexta-feira à noite.

A Bayer argumenta que o arroz OGM LL62 resiste ao pesticida glufosinate, produto que o grupo alemão também fabrica.

A lógica da empresa alemã é a seguinte: comercializar os dois produtos juntos, o que vai possibilitar a um agricultor dizimar as ervas daninhas que aparecerem junto às plantações deste arroz sem que o LL62 seja afectado pelo pesticida, o que, por consequência, aumentará a produção.

A Greenpeace contra-argumenta que o dito pesticida contém elevados níveis de toxicidade, ao ponto que a nova regulamentação europeia 2009 em matéria de pesticidas prevê a sua retirada do mercado.

A organização ecologista diz ainda que este tipo de comportamentos produtivos na agricultura só levarão ao uso de mais e mais pesticidas, já que muitas espécies de ervas daninhas têm vindo a adaptar-se aos pesticidas utilizados, o que só leva à criação de novos químicos.

Ao começar esta campanha europeia no Grão-Ducado, a Greenpeace sabe que "está a pregar junto de convertidos", já que o ministro da Saúde luxemburguês, Mars di Bartolomeo, já se pronunciou contra o arroz LL62.

Além disso, a maioria das cadeias de supermercados instalados no país já declararam não desejar vender produtos OGM, em geral. Esta decisão dos supermercados deve-se, e a Greenpeace sabe-o também, ao facto de a população do Luxemburgo continuar a ser maioritariamente avessa aos OGMs.

Portugal/Derrocada em Albufeira: Ministro do Ambiente garante colaboração com o Ministério Público

O Ministério do Ambiente vai colaborar com o Ministério Público se este abrir um inquérito-crime ao acidente de sexta-feira na praia Maria Luísa, em Albufeira, como defendeu domingo o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP).

"Se o Ministério Público entender abrir um inquérito-crime, daremos toda a colaboração e informação necessária", assegurou hoje o ministro do Ambiente, Francisco Nunes correia.

O governante falava em Albufeira onde se deslocou para assistir aos trabalhos da demolição controlada da parte da arriba que resistiu à derrocada de sexta-feira, e que provocou cinco mortos e três feridos.

O presidente do SMMP, João Palma, disse estar "convencido" de que o inquérito-crime já terá sido aberto, sublinhando que "se não foi, terá que ser, o mais urgentemente possível, uma vez que se impõem diligências de investigação imediatas que passam desde logo pela preservação do próprio local onde a tragédia ocorreu para análise das características do terreno e do grau de previsibilidade da derrocada, que acabou por se verificar".

Por seu lado, Nunes Correia disse não concordar com a posição manifestada hoje pelo presidente do SMMP, João Palma, de que a zona de arriba que não caiu sexta-feira não deveria ser demolida para não destruir eventuais provas.

"Não concordo com essa posição. O que deve prevalecer é a eliminação de uma situação de risco. Houve já técnicos que observaram a zona e o processo foi natural. Não houve acção do homem no acidente", salientou o governante, garantindo que houve sempre acompanhamento da situação.

Nunes Correia destacou que no início da época balnear foi feita uma primeira avaliação, a que se seguiu uma segunda exactamente uma semana antes do acidente e, salientou, desde 2007 houve três demolições na praia Maria Luísa.

O ministro disse ainda estar a ponderar se avança com uma iniciativa legislativa que permita passar contra-ordenações aos banhistas que se coloquem debaixo de arribas em zonas consideradas de risco.

"Vamos reflectir no seio do governo sobre esta iniciativa legislativa que creio ser oportuna. As pessoas e a consciência são a principal factor de segurança. Mas se a autoridade marítima passar contra-ordenações, as pessoas que se colocarem nas zonas de risco vão pensar melhor", defendeu.

Nunes Correia admitiu, todavia, que o calendário eleitoral não é favorável à aprovação desta legislação por este governo, dada a proximidade do acto eleitoral, e admitiu deixar a iniciativa como sugestão ao executivo que resultar das próximas eleições.

"Deixaremos como proposta ao próximo governo, uma vez que uma iniciativa destas leva dois a três meses a ser aprovada e não sabemos quem vai ser o próximo executivo", destacou.

domingo, 23 de agosto de 2009

Portugal/Ciência: Portugueses produzem sensor de ADN barato e ecológico

Investigadores portugueses produziram pela primeira vez um método de detecção de ADN usando uma vulgar impressora de jacto de tinta, com recurso a materiais e tecnologia de baixo custo e amigos do ambiente.

O novo sensor, desenvolvido por uma equipa conjunta dos departamentos de Ciência dos Materiais e Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi aceite para publicação próxima pela revista Biosensors and Bioelectronics, disse este domingo à Lusa Elvira Fortunato, responsável pelo projecto.

Foi um trabalho feito por cientistas portugueses e em Portugal, ou "made in e made by" como gosta de dizer a investigadora, conhecida especialista em micro-electrónica.

A equipa dirigida pela professora do Departamento de Ciência dos Materiais e directora do Centro de Investigação de Materiais da Universidade Nova de Lisboa já tinha produzido, em 2006, um sensor para detectar ADN, mas era baseado em silício, o semicondutor convencional usado em electrónica.

Na perspectiva de Elvira Fortunato, "as vantagens do dispositivo são imensas". Para além do baixo custo, não necessita de marcadores, como nos sistemas de detecção convencionais, e é muito pequeno, tornando possível integrar vários sensores no mesmo chip.

"Pode detectar várias coisas, pode ser um sistema portátil, descartável, apresenta uma elevada sensibilidade e uma elevada selectividade, e além disso também quantifica", assinalou.

Para a cientista portuguesa, trata-se de "um sistema de diagnóstico que pode prevenir, fazer um rastreio de uma forma extremamente simples, rápida e barata, e detectar se as pessoas estão doentes ou não".

As áreas de aplicação possíveis vão desde o diagnóstico clínico e a monitorização de agentes patogénicos às indústrias farmacêutica e alimentar, à biodefesa e à identificação genética.

A maioria dos testes deste tipo é feita actualmente em ambiente laboratorial, normalmente com recurso a equipamentos caros e a mão-de-obra muito especializada, o que limita a sua utilização em grande escala.

Portugal/Eleições: Novo portal na internet pretende esclarecer dúvidas sobre voto para Legislativas

Onde se vota, quais os documentos necessários, como votar pela primeira vez e os resultados eleitorais são algumas das informações disponíveis desde quinta-feira na internet, através do Portal do Eleitor.

O portal "dá informação completa sobre todos os elementos que é necessário conhecer para exercer o direito de voto", afirmou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, na apresentação do sítio www.portaldoeleitor.pt, em Lisboa.

"É importante que os eleitores, e sobretudo os novos eleitores, tenham uma informação fácil e rápida sobre a sua condição de recenseados e sobre a freguesia onde podem exercer o seu direito de voto", exemplificou o ministro.

O Portal do Eleitor vem juntar-se a outras plataformas onde os cidadãos já tinham possibilidade de aceder a estas informações: a linha telefónica 808 206 206, as mensagens de SMS (3838), o sítio do ministério da Administração Interna, além da "informação de proximidade assegurada pelos municípios e pelas freguesias".

Rui Pereira destacou que este "é o caminho correcto no sentido de aumentar a qualidade da vida democrática".

Também o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, explicou que o novo portal pretende sistematizar toda a informação "numa óptica personalizada: eu, cidadão eleitor; eu, cidadã eleitora, o que preciso de saber para poder exercer os meus direitos?".

"Pela primeira vez, através deste portal, os eleitores em geral, bem como os órgãos da administração local e regional, dispõem de um completo canal de informação que está voltado para a temática eleitoral, contendo toda a informação e esclarecimentos técnicos, gerais e específicos, relativos ao recenseamento eleitoral e aos dois actos eleitorais que se avizinham", sublinhou Jorge Miguéis, da Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI).

Esta entidade assinou protocolos de cooperação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), uma iniciativa que pretende "reforçar a informação das autarquias locais sobre a mesa concreta de voto onde cada um vota, complementando a informação da administração central", que através do sítio, da linha telefónica ou dos SMS, presta informações ao eleitor.

Pela ANAFRE, Armando Vieira lamentou que o portal agora lançado possa não chegar a todo o país, alertando para a necessidade de colmatar "algumas lacunas em termos de cobertura de banda larga" no país.

Artur Trindade, secretário-geral da ANMP, destacou que "a democracia é muito mais forte quanto mais houver participação dos cidadãos, considerando que "reforçar a informação aos eleitores é proporcionar-lhes o primeiro direito de cidadania que cada um tem: votar".

Portugal/Teatro: Morreu o actor Morais e Castro, o "professor" do Tonecas


O actor Morais e Castro faleceu este sábado à tarde, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, onde se encontrava internado, disse à agência Lusa a actriz Manuela Maria.

José Armando Tavares de Morais e Castro, de seu nome completo, nasceu em Lisboa a 30 de Setembro de 1939. Actor e encenador, Morais e Castro era também licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tendo igualmente exercido a profissão de advogado. Foi também dirigente do Partido Comunista Português (PCP), onde exerceu funções dirigentes antes e depois do 25 de Abril de 1974.

Em 1968, com os actores Irene Cruz, João Lourenço e Rui Mendes, fundou o Grupo 4, no Teatro Aberto, em Lisboa, onde representou vários autores como Peter Weiss, Brecht, Peter Handke e Boris Vian.

Morais e Castro, que em 2006 comemorou 50 anos de carreira, era casado com a actriz Linda Silva.

Além de teatro, Morais e Castro fez também cinema e televisão, onde entre 1996 e 1998 aumentou a popularidade no papel do professor rezingão na mini-série humorística da RTP, "As lições do Tonecas", onde contracenou com Luís Aleluia.

Basquetebol Feminino/Euro2009: Portugal derrota Luxemburgo por 85-37

A selecção portuguesa feminina de basquetebol fechou sábado à noite a sua participação no grupo B da divisão B do Euro2009 com chave de ouro, alcançando um triunfo expressivo por 85-37 (pelos mesmos 48 pontos de diferença que tinha obtido no primeiro encontro, em Ovar; 80-32), num encontro que se disputou em Oberanven, no Luxemburgo.

Sónia Reis, com 23 pontos, Paula Muxiri, com 17 pontos e 11 ressaltos, e Sofia Ramalho, com 15 pontos, foram as melhores da equipa das "quinas", que já tinha assegurado o segundo posto do seu agrupamento, atrás da Suécia.

Com o segundo posto do grupo B, Portugal vai agora defrontar a selecção do Montenegro, vencedor do grupo A, num play-off que vale a subida à divisão A da elite europeia.

No final do encontro, o treinador luso, Carlos Brito, disse ao CONTACTO que "fomos sérios contra o Luxemburgo, uma equipa que apesar de ter as suas limitações, nos merece o maior respeito". Quanto aos dois jogos frente ao Montenegro, o treinador luso mostra-se confiante: "Estas jogadoras têm mostrado ao longo da fase de apuramento todo o seu valor e por isso acredito convictamente que desta vez vamos subir à elite europeia", finalizou.

sábado, 22 de agosto de 2009

Gripe A (H1N1): Número de infectados em Cabo Verde sobe para 33

O Ministério da Saúde de Cabo Verde recebeu quinta-feira, do Instituto Pasteur em Dakar, a confirmação de mais nove casos de Gripe A (H1N1).

Os últimos nove casos confirmados são provenientes da cidade da Praia (8) e da ilha do Maio (1).

Com estes novos casos diagnosticados, eleva-se para 33 o número de pessoas infectadas com a gripe A (H1N1) no país.

Até este momento, já foram investigados 111 casos suspeitos de gripe A, sendo 33 positivos, 53 negativos e 25 aguardam resultados.

Dos 33 casos confirmados até então, 27 são do concelho da Praia, três de Santa Catarina, um de São Vicente, um da Boa Vista e um da ilha do Maio.

O Ministério da Saúde informou hoje que todos os casos confirmados, até hoje, evoluíram de forma positiva sem apresentarem complicações da doença.

Islão: Ramadão começa este sábado

O mês mais sagrado do Islão, o do Ramadão, inicia-se este sábado, começando para os muçulmanos um período de jejum e reflexão.

O nono mês do calendário islâmico, o da revelação do Corão, tem início quando se observa a olho nu o aparecimento do quarto crescente da lua, daí a data não ser a mesma em todos os países.

Durante o mês do Ramadão os fiéis devem abster-se de beber, comer, fumar ou ter relações sexuais entre o nascer e o pôr-do-sol.

O jejum é obrigatório para todos os muçulmanos adultos, com excepção dos idosos, mulheres grávidas, doentes e viajantes.

O jejum do Ramadão - um dos "cinco pilares" do Islão, juntamente com a profissão de fé (chahada), a oração (salat), a esmola (zakat) e a peregrinação (hadj) aos lugares santos de Meca e Medina - termina com a Aid el-Fitr ou "festa da ruptura".

Segundo dados do Vaticano sobre as várias religiões divulgados em 2008, existem no mundo 1,32 mil milhões de muçulmanos.

Portugal/Derrocada de rochedo em praia de Albufeira: Buscas concluídas às 22h

As autoridades que conduziram as operações de socorro na praia Maria Luísa, em Albufeira, no Algarve, onde hoje morreram cinco pessoas devido à derrocada de uma arriba, deram as buscas por concluídas às 22h (+ 1h no Luxemburgo).

O responsável pela condução das operações, comandante Marques Pereira, explicou que as buscas foram terminadas porque "toda a área onde caíram os desprendimentos da arriba foi batida e não deve haver mais vítimas no local".

Marques Pereira adiantou que a hipótese de a maré ter levado um corpo "foi acautelada" porque "foi feito balizamento no mar com redes" para evitar a situação.

O balanço final do acidente, de acordo com o comandante distrital de operações de socorro de Faro, Vaz Pinto, é de cinco mortos, dois feridos ligeiros e um grave.

Os mortos, segundo Vaz Pinto, são de nacionalidade portuguesa e as autoridades concentram-se agora na sua identificação por familiares.

A área onde ocorreu a derrocada, de acordo com o comandante Marques Pereira, vai ficar interdita até domingo, altura em que será demolida a parte da arriba que não caiu.

A zona balnear vai continuar aberta.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ÚLTIMA HORA/Portugal: Cinco vítimas mortais na derrocada de rochedo numa praia de Albufeira: quatro mulheres e um homem

notícia actualizada às 22h40

O comandante da Protecção Civil de Faro, Vaz Pinto, confirmou esta noite que as cinco vítimas mortais da queda de uma arriba na praia Maria Luísa, em Albufeira, no Algarve, eram quatro mulheres e um homem, sem avançar as suas nacionalidades.

Os mortos são: Um homem de 60 anos, que faleceu a caminho do Hospital de Faro, uma mulher de 38 anos que estava em estado crítico no mesmo hospital e acabou por falecer e mais três mulheres que estavam soterradas sob os escombros do rochedo que desabou, duas delas com menos de 25 anos e outra na casa dos 50, segundo fonte do Inem.

O comandante disse também que “as buscas vão continuar até ser removida toda a área onde houve movimento de terras”, precisando que a noite não determinará o final das buscas.

Marques Pereira, responsável pela capitania local, explicou que o limite para o prosseguimento das operações de busca deverá ser as 4h da manhã, altura em que se dá de novo a praia-mar.

O responsável do INEM do Algarve, Richard Glied, garantiu que as vítimas que ficaram soterradas “não tinham hipótese de sobrevivência”, mesmo que tivessem sido assistidas com todos os meios logo após o acidente.

Richard Glied deu assim a entender que estas três vítimas, todas mulheres, morreram devido aos ferimentos provocados pela derrocada.

Foto: Lusa

Portugal: Trabalhadores consulares com apitos, balões negros e palavras de ordem contra postura "autista" do Governo

Cerca de três dezenas de trabalhadores consulares exigiram esta sexta-feira que o Governo comece a negociar a revisão do estatuto profissional, acusando a tutela de ter uma postura "autista" em relação às reivindicações dos funcionários.

Apitos, balões negros, cantigas e palavras de ordem mostraram o descontentamento dos trabalhadores que se concentraram cerca do meio-dia frente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em Lisboa.

"Governo comprometeu-se, falhou e escondeu-se", "Actualização, Sim - Imposição, Não" e "Negociação real, sim - Negociação virtual, não", eram algumas das palavras de ordem gritadas pelos trabalhadores e inscritas em cartazes e t-shirts.

"Queremos mostrar de forma visível e audível que as nossas preocupações devem ser levadas em conta. O ministério não pode continuar na situação autista de deixar correr. Porque quanto mais tempo correr pior é para os trabalhadores, para os serviços e para os cidadãos", disse à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), Jorge Veludo.

O sindicato dos Trabalhadores Consulares (STCDE) acusa o Executivo de apresentar uma proposta de estatuto profissional que pretende excluí-los do regime de contrato em funções públicas, prevendo aplicar-lhes leis e regimes disciplinares e de protecção social dos países onde trabalham.

ÚLTIMA HORA/Portugal: Derrocada de rochedo em Albufeira faz um morto, dois feridos graves, dois soterrados e dois desaparecidos


Notícia em actualização/última actualização às 18h05


A derrocada de uma arriba (rochedo à beira-mar) hoje, cerca das 12h (+ 1h no Luxemburgo), na praia Maria Luísa em Albufeira, no Algarve, provocou um morto, um homem de 60 anos, além de uma mulher de 38 anos que está em estado crítico e de um homem de 35 anos que ficou também ferido.

Encontram-se ainda desaparecidas duas pessoas e duas estão soterradas: um homem e uma criança que não apresentam sinais de vida, segundo fonte do INEM.

Outras sete pessoas estão a ser assistidas no Hospital de Faro e no Hospital do Barlavento em Portimão, para onde as vítimas foram transportadas.

A grande preocupação das equipas de socorro agora é a subida da maré, cuja preia-mar começou às 16h (17h no Luxemburgo) e pode atrapalhar os trabalhos, disse o comandante Marques Pereira.

Um homem e uma criança ainda soterrados podem estar mortos

As autoridades continuam a proceder a buscas para encontrar o homem e a criança que se encontram soterradas junto à arriba que desabou, disse à Lusa o comandante do porto de Faro.

O resto do rochedo, adiantou o comandante, apresentava alguma perigosidade de derrocada pelo que foi desfeita, com máquinas rectroescavadoras, e agora prosseguem as buscas para encontrar mais duas pessoas no terreno onde ocorreu o desababamento.

"Há indícios que as duas pessoas estejam mortas", adiantou o comandante.

"Estão no terreno elementos da protecção civil, da Autoridade Marítima, dos Bombeiros e do INEM" a dar apoio aos feridos e a participar nas buscas e restantes trabalhos.

As autoridades estão ainda em busca de duas pessoas que estariam naquela praia no momento do ocorrido e que se encontram ainda desaparecidas, não se sabendo se se encontram sob os escombros da arriba que desabou ou noutro local.


Testemunhas oculares falam em grande estrondo e nuvem de poeira

Um barulho ensurdecedor, uma nuvem de poeira e gritos pela praia foi o cenário descrito por Joaquim Ribeiro, um dos primeiros veraneantes a socorrer hoje as vítimas da derrocada na praia Maria Luísa em Albufeira.

"Estava aqui. Ouviu-se um barulho ensurdecedor, viu-se uma nuvem de poeira e as pessoas começaram a gritar", disse à Lusa Joaquim Ribeiro.

Afirmando que estavam largas centenas de pessoas na praia o turista foi um dos primeiros a ajudar o nadador-salvador no socorro às vítimas.

"Demos assistência com o banheiro, levámos espreguiçadeiras para socorrer os feridos", relatou afirmando que na altura viram duas pessoas atingidas pela falésia.

"Havia também pessoas soterradas", acrescentou sem saber precisar quantas serão.

Também Joaquina Martins estava na praia quando se deu a derrocada tendo pensado na altura que se tratava de um avião a cair: "fez muito barulho, parecia que era um avião a despenhar-se", contou.

A testemunha frisou à Lusa a insegurança do local notando que "a falésia estava muito inclinada e parecia que podia ser perigoso".

Joaquina Martins disse que existia apenas uma placa "muito discreta" a alertar para o perigo.

Apurar responsabilidades

A arriba que hoje cedeu na praia Maria Luísa em Albufeira provocando um morto e dois feridos, para além de dois soterrados, já apresentava sinais de perigo de derrocada e encontrava-se sinalizada, disse fonte da Autoridade Marítima.

"Esta era das situações mais graves. O arenito da rocha era bastante frágil e havia um risco de derrocada a ponto de levar a Autoridade Marítima a colocar avisos", disse o comandante Marques Pereira no primeiro briefing aos jornalistas.

O comandante da capitania sublinhou que "era previsível" a queda da arriba e frisou que as pessoas devem salvaguardar-se de situações de risco, o que infelizmente não foi o caso".

Esta tarde as autoridades provocaram uma derrocada na falésia junto à zona do acidente, o que levantou a dúvida de se saber porque razão não foi feita operação igual na zona perigosa cuja rocha caiu esta manhã, para evitar acidentes.

Questionado sobre o assunto, o comandante do Porto de Faro explicou que a questão deve ser colocada à Administração da Região Hidráulica do Algarve (ARH).

Por sua vez, contactada pela Lusa, fonte da ARH remeteu quaisquer explicações para o Instituto da Água, cujo presidente, Orlando Borges, estava a caminho do local do acidente.

Quercus questiona: "É preciso saber quem e porquê autorizou" acesso à praia

O vice-presidente da Quercus defendeu hoje o lançamento de um inquérito para apurar "quem e porquê" autorizou o acesso dos banhistas à praia Maria Luísa, Albufeira, onde uma derrocada causou hoje pelo menos um morto.

Em declarações à Lusa, o responsável da associação ambientalista, Francisco Ferreira, afirmou que noutros casos de risco, nomedamente na Nazaré e na Figueirinha (Arrábida), optou-se pela interdição, e neste segundo caso foi mesmo feita uma intervenção urgente de reforço com recurso a betão e vigas de metal.

A praia Maria Luísa "estava identificada [como zona de perigo], mas se calhar não se percebeu que o risco era tão elevado (...) fez-se apenas um aviso às pessoas que penetram na área (...) é preciso saber quem tomou essa decisão e porquê", adiantou Ferreira.

O comandante Marques Pereira, da Autoridade Marítima, afirmou hoje que "era previsível" a queda da arriba e frisou que as pessoas devem salvaguardar-se de situações de risco, o que "infelizmente não foi o caso".

O comandante do Porto de Faro explicou que a questão deve ser colocada à Administração da Região Hidráulica do Algarve (ARH).

Por sua vez, contactada pela Lusa, fonte da ARH remeteu quaisquer explicações para o Instituto da Água, cujo presidente, Orlando Borges, estava a caminho do local do acidente.

O Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Burgau-Vilamoura, datado de 27 de Abril de 1999, era Elisa Ferreira ministra do Ambiente, identifica a falésia da praia Maria Luísa como zona de risco.

A decisão de interdição, segundo Francisco Ferreira, da Quercus, é "difícil", e compete especificamente à Administração da Região Hidrográfica do Algarve, apesar de ser o Instituto da Água (INAG) a gerir o domínio público marítimo.

Carlos Teixeira, vice-presidente da Liga de Protecção da Natureza, sublinha que as entidades responsáveis "muitas vezes têm problemas de recursos para assegurar o cumprimento" e a fiscalização destas zonas.

"Confio nos nossos técnicos e cientistas responsáveis pela avaliação de risco. Temos óptimas pessoas a trabalhar. Não sei é se os institutos responsáveis integram esses estudos (...) Mas, se são tomadas decisões, tem de investir-se em segurança ", disse à Lusa.

"O risco avaliado poderia não representar um perigo imediato de desabamento, mas apenas o desprendimento de pedras". adianta, sublinhando não conhecer o caso específico da praia Maria Luísa

Apesar de os planos de ordenamento serem desenvolvimentos no sentido positivo, o "risco só tem vindo a aumentar", nomeadamente devido à construção excessiva junto às zonas costeiras, levando a que "este tipo de acidentes aconteça com alguma regularidade".

"Há decisões tomadas sobre projectos junto à costa que vão causar erosão a montante com mais intensidade", afirma.

Francisco Ferreira, da Quercus, sublinha que a observação da zona através da aplicação informática Google Earth permite verificar que existe construção e caminhos sobre a falésia, parte da qual hoje caiu.

Fotos: Lusa