quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Luxemburgo: Português acusado da morte de Elvis condenado a 18 anos de prisão, nove com pena suspensa

O português de origem cabo-verdiana acusado de matar o montenegrino Elvis Kosar, em Abril do ano passado, foi hoje condenado a 18 anos de prisão, nove com pena suspensa.

O tribunal considerou como circunstância atenuante a idade do arguido, de 21 anos, mas rejeitou o argumento da defesa de que o jovem teria sido provocado.

A morte do jovem montenegrino, vítima de uma rixa juvenil na estação de comboios de Esch-sur-Alzette, em 18 de Abril de 2008, chocou o país. Durante uma semana, o trágico incidente foi manchete quase diária nos jornais nacionais, que aventavam a hipótese de uma guerra entre gangues jugoslavos e cabo-verdianos, na sequência de uma mensagem prometendo vingança num site de condolências pelo jovem de 18 anos. Uma semana depois de Elvis ter sido esfaqueado, uma marcha pacifista reuniu milhares de pessoas em Esch-sur-Alzette.

Os motivos que terão levado ao confronto entre Elvis e o jovem português de 21 anos, que não tem antecedentes criminais, nunca foram apurados. O crime intrigou os amigos de Elvis Kosar e do jovem português acusado da sua morte: todos o consideravam uma pessoa calma, incapaz de violência. "Ninguém podia imaginar que ele fizesse isto!", disse na altura ao CONTACTO um dos amigos de Elvis.

O mais velho de cinco irmãos, Hernani, de origem cabo-verdiana, deixou a escola na Bélgica para ajudar a mãe, separada em segundas núpcias. Pelo menos até que se desentenderam e o primogénito saiu de casa. Quando se deu o crime, em Abril de 2008, o jovem trabalhava no MacDonald's de Foetz e vivia há alguns meses sozinho, apurou na altura o CONTACTO.

Elvis Kosar, de 18 anos, era filho de um pintor da construção e de uma doméstica refugiados há 10 anos no Luxemburgo. Vivia em Esch-sur-Alzette com os pais e os três irmãos, todos mais novos, e frequentava o Liceu Técnico de Bonnevoie.

Na altura, um amigo de Elvis disse ao CONTACTO que os dois "tinham contas a ajustar" desde que no Verão de 2007 se envolveram numa disputa durante um jogo de futebol, em frente à Maison de Jeunes, no Brill.

Sem comentários:

Enviar um comentário