sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Luxemburgo: Parlamento faz primeiro balanço da reforma do ensino fundamental

Seis semanas depois do regresso às aulas, o Partido Democrático (DP) luxemburguês fez quinta-feira à tarde um balanço positivo no Parlamento da reforma do ensino fundamental, que engloba a pré-primária e a primária. As únicas críticas foram apontadas à falta de informação e de preparação dos professores e ao novo sistema de avaliação, que o DP considera ter sido introduzido demasiado rapidamente.

As bancadas parlamentares cristã-social (CSV), socialista (LSAP) e verde ("Déi Gréng") concordaram que falta rever alguns elementos, como a falta de professores em certas escolas, mas reafirmaram que a presente reforma não deve ser posta em causa e que a sua introdução neste ano lectivo foi um sucesso. O ADR (Partido Alternativo Reformador Democrático) foi o único a lamentar o desaparecimento do Boletim de Notas.

A ministra da Educação, Mady Delvaux-Stehres, voltou a explicar os objectivos do ensino fundamental e o do novo sistema que valoriza as competências do aluno.

A ministra revelou que foram 15.043 os docentes que participaram durante as férias escolares nas formações de preparação ao novo sistema de ensino e que entretanto quatro mil outros também já se inscreveram. A ministra reafirmou que o problema da falta de professores está a ser tratado com prioridade. Um balanço mais promenorizado está previsto em 2012, anunciou ainda a ministra.

Maioria esmagadora chumba moção do ADR contra o eléctrico


O ADR (Partido Alternativo Reformador Democrático) voltou a criticar o projecto do eléctrico. O partido, que tem desde sempre preconizado a criação de um metro para a cidade do Luxemburgo, apresentou ontem uma moção para pedir uma moratória que avaliasse o custo final da obra. Todos os outros partidos votaram contra.

JLC
Foto: Serge Waldbillig

Sem comentários:

Enviar um comentário