segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Esta segunda-feira é Halloween

Abóboras, aranhas, caveiras e guloseimas já são sinónimos um pouco por toda a Europa do Dia das Bruxas ou "Halloween", que se comemora esta segunda-feira à noite. Mas as raízes remontam ao festival celta Samhain, que servia para comemorar o ano novo.

A 1 de Novembro marcava-se o final do Verão e o início do Inverno frio e escuro, uma altura do ano associada à morte. Daí este dia ser considerado o Dia dos Mortos o que, adoptado ao calendário cristão se tornou o Feriado de Todos-os-Santos

"Hall Hallow's Eve", véspera do Dia dos Espíritos

Os celtas acreditavam que na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro se esbatia a fronteira entre o mundo dos vivos e o dos mortos e que os fantasmas regressavam.

Com a conquista da maior parte do território celta pelos romanos, no ano 43 a.C., juntaram-se ao Samhain mais dois festivais: Feralia, no último dia de Outubro, para comemorar a passagem dos mortos; e um outro para honrar a deusa da fruta e das árvores.

A influência cristã, através do Papa Bonifácio IV (séc. VII), redefiniu o dia 1 de Novembro como o de Todos-os-Santos. A celebração foi denominada 'All Hallow's Eve ou All Hallowmas', que acabou por evoluir para Halloween.

Também foi a Igreja Católica que definiu o dia 2 de Novembro como o dos Finados.

Esta tradição celta é há muitos séculos celebrada na Irlanda e noutros países anglo-saxónicos, que levaram este costume pagão para os Estados Unidos, de onde, através do cinema e da televisão, ficou a ser conhecido no Mundo inteiro.

Jantares, concertos e festas de Halloween com gente mascarada de bruxa, de monstro ou de morto-vivo têm lugar esta noite um pouco por toda a Europa.

Halloween no Luxemburgo

No Luxemburgo, o fenómeno é recente e não tem mais de dez anos. Há poucos anos, o dia 31 de Outubro chegava sem que fossem organizados particulares serões especiais nos bares e discotecas a nível nacional. Mas, de ano para ano, as manifestações têm-se multiplicado e cada vez mais jovens e crianças tem vindo a aderir ao espírito de Halloween.

Na sexta-feira à noite já muitas crianças andavam mascaradas pelas ruas batendo às portas dos vizinhos, perpetuando a tradição americana de Halloween do "trick or treat" (partida ou guloseima), que os franceses traduziram para "des bonbons ou des coups de baton" e que em português se poderia livremente traduzir para "dê-nos rebuçados ou pregamos-lhe uma partida".

Mas é nesta noite de segunda-feira que a maioria das crianças deve vir bater-lhe à porta. Por isso, muna-se de guloseimas ou fica sujeito a sabe-se lá que partida...

Um pouco por todo o Grão-Ducado, bares, discotecas e associações organizam noites dedicadas ao Dia das Bruxas com concursos para os mascarados mais assustadores.

Propostas de filmes para ver na noite de Hollween


O cinema e a televisão norte-americanos foram prolíficos durante todo o século XX e na última década em filmes de terror que hoje os adeptos da Noite das Bruxas vão procurar ver para os que ficam em casa mas mesmo assim querem sentir emoções fortes.

Apenas algumas sugestões que aqui deixamos:

- "Halloween"
, série de dez filmes (de 1978 a 2009), protagonizados, entre outros, por Jamie Lee Curtis. História livremente baseada no "Psycho" de Alfred Hitchcock" (1960) e que fala da série de assassínios perpetrados pelo psicopata fictício Michael Meyers nas noites de 31 de Outubro.
- "Coisa Ruim", considerado o primeiro filme de terror português. De Tiago Guedes e Frederico Serra (2006).
- "Rec", um dos filmes de terror espanhóis mais assustadores dos últimos tempos. De Jaime Balagueró e Paco Plaza (2007).
- "The Nightmare before Christmas", filme animado de Tim Burton, de 1993. E se os monstros de Halloween sequestrassem o Pai Natal para prolongar o Dia das Bruxas.
- "Scary Movie", trilogia de comédias de terror (2000 a 2003). Para uma lista completa de comédias de terror, clique aqui

Para uma lista completa de filmes de terror, para todos os gostos e estômagos, clique aqui.

José Luís Correia
com agências

Sem comentários:

Enviar um comentário