quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Luxemburgo: Jovens da Esquerda manifestam-se hoje contra Tratado de Lisboa

Os Jovens do partido luxemburguês "A Esquerda" ("Jonk Lénk", do partido "Déi Lénk") manifestam-se esta quarta-feira, das 16h30 às17h, na place de l'Europe, no Kirchberg (junto ao adro da Philarmonie), frente ao secretariado geral do Parlamento Europeu, contra o Tratado de Lisboa.

A juventude partidária quer com esta acção simbólica solidarizar-se com a campanha do "Não" ao Tratado de Lisboa levado a cabo na Irlanda, por forma a "denunciar a chantagem que a Comissão Europeia tem vindo a fazer para forçar a decisão da Irlanda", lamentam em comunicado, divulgado esta manhã.

"Aquando do primeiro referendo [naquele país], em Junho de 2008, os irlandeses haviam rejeitado o Tratado de Lisboa com 53,4% [dos votos contra]", recorda a "Jonk Lénk", que acusa a UE de ser dirigida por "elites anti-democráticas" que estão a impôr a Dublim um novo voto para ratificar um tratado que a juventude partidária e os partidos de esquerda em geral na Europa consideram "neoliberal e militarista".

Os irlandeses voltam a ser chamados às urnas para se pronunciar sobre se aceitam ou rejeitam o Tratado de Lisboa, esta sexta-feira, 2 de Outubro.

Batalha entre o "sim" e o "não" continua na Irlanda

Segundo um inquérito de opinião publicado recentemente no diário irlandês Irish Times, os defensores do Tratado surgiam em vantagem, com 46% das intenções de voto. Contudo, comparando com o estudo anterior, de Maio, o número de indecisos aumenta 7%, de 18 para 25%, e os opositores à ratificação sobem de 28 para 29%.

De acordo com o que considerava na altura o chefe do serviço político do jornal, Stephen Collins, "a maior parte dos que deixaram o campo do 'Sim' são mais indecisos do que os adeptos do 'Não'".

A Irlanda é o único Estado da União Europeia obrigado pela sua Constituição a submeter a referendo o Tratado de Lisboa, destinado, segundo as instâncias europeias, a melhorar o funcionamento das instituições europeias.

JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário