segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Autárquicas'09: Autarcas socialistas confiantes depois da vitória de domingo

O presidente da Associação dos Autarcas Socialistas, Rui Solheiro, congratulou-se hoje com a vitória do PS nas eleições legislativas de domingo considerando que o resultado veio "criar embalagem para as eleições autárquicas de 11 de Outubro".

Para o também autarca de Melgaço, as legislativas constituíram "um grande resultado" que demonstra a "confiança dos portugueses no governação" do PS e criou uma dinâmica que pode contagiar as autárquicas.

"O PSD está em banho-maria até às eleições autárquicas como se percebeu nas declarações de Manuela Ferreira Leite e depois vão tratar da nova liderança", referiu.

Na opinião de Rui Solheiro, o PS estará "sólido e unido como esteve na campanha para as legislativas e vai continuar neste processo para tentar também uma vitória nas autárquicas".

"Acho que foi um grande resultado do PS num contexto de grande crise internacional com as consequências que teve para o país e da campanha negra que foi feita contra o secretário-geral do PS e primeiro-ministro durante os últimos tempos", afirmou Rui Solheiro.

No entender do presidente da Associação dos Autarcas Socialistas, a vitória é "gratificante e demonstra a confiança dos portugueses na governação do PS".

O PS venceu as eleições legislativas de domingo com 36,56% dos votos, mais 7,47% do que o PSD (29,09%), enquanto o CDS-PP passou a ser a terceira força política, com 10,46%.

De acordo com dados da Direcção-Geral da Administração Interna, e quando faltam apurar os quatro deputados eleitos pelos círculos eleitorais no estrangeiro (o que deverá acontecer até 7 de Outubro), o PS conquistou 96 mandatos, o PSD 78 e o CDS-PP 21.

O Bloco de Esquerda conquistou 9,85% dos votos e 16 deputados, enquanto a CDU, que passou de terceira para quinta força política do Parlamento, obteve 7,88% e 15 deputados.

Sem comentários:

Enviar um comentário