domingo, 23 de agosto de 2009

Portugal/Eleições: Novo portal na internet pretende esclarecer dúvidas sobre voto para Legislativas

Onde se vota, quais os documentos necessários, como votar pela primeira vez e os resultados eleitorais são algumas das informações disponíveis desde quinta-feira na internet, através do Portal do Eleitor.

O portal "dá informação completa sobre todos os elementos que é necessário conhecer para exercer o direito de voto", afirmou o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, na apresentação do sítio www.portaldoeleitor.pt, em Lisboa.

"É importante que os eleitores, e sobretudo os novos eleitores, tenham uma informação fácil e rápida sobre a sua condição de recenseados e sobre a freguesia onde podem exercer o seu direito de voto", exemplificou o ministro.

O Portal do Eleitor vem juntar-se a outras plataformas onde os cidadãos já tinham possibilidade de aceder a estas informações: a linha telefónica 808 206 206, as mensagens de SMS (3838), o sítio do ministério da Administração Interna, além da "informação de proximidade assegurada pelos municípios e pelas freguesias".

Rui Pereira destacou que este "é o caminho correcto no sentido de aumentar a qualidade da vida democrática".

Também o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, explicou que o novo portal pretende sistematizar toda a informação "numa óptica personalizada: eu, cidadão eleitor; eu, cidadã eleitora, o que preciso de saber para poder exercer os meus direitos?".

"Pela primeira vez, através deste portal, os eleitores em geral, bem como os órgãos da administração local e regional, dispõem de um completo canal de informação que está voltado para a temática eleitoral, contendo toda a informação e esclarecimentos técnicos, gerais e específicos, relativos ao recenseamento eleitoral e aos dois actos eleitorais que se avizinham", sublinhou Jorge Miguéis, da Direcção-Geral da Administração Interna (DGAI).

Esta entidade assinou protocolos de cooperação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), uma iniciativa que pretende "reforçar a informação das autarquias locais sobre a mesa concreta de voto onde cada um vota, complementando a informação da administração central", que através do sítio, da linha telefónica ou dos SMS, presta informações ao eleitor.

Pela ANAFRE, Armando Vieira lamentou que o portal agora lançado possa não chegar a todo o país, alertando para a necessidade de colmatar "algumas lacunas em termos de cobertura de banda larga" no país.

Artur Trindade, secretário-geral da ANMP, destacou que "a democracia é muito mais forte quanto mais houver participação dos cidadãos, considerando que "reforçar a informação aos eleitores é proporcionar-lhes o primeiro direito de cidadania que cada um tem: votar".

Sem comentários:

Enviar um comentário