sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Portugal: Trabalhadores consulares com apitos, balões negros e palavras de ordem contra postura "autista" do Governo

Cerca de três dezenas de trabalhadores consulares exigiram esta sexta-feira que o Governo comece a negociar a revisão do estatuto profissional, acusando a tutela de ter uma postura "autista" em relação às reivindicações dos funcionários.

Apitos, balões negros, cantigas e palavras de ordem mostraram o descontentamento dos trabalhadores que se concentraram cerca do meio-dia frente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em Lisboa.

"Governo comprometeu-se, falhou e escondeu-se", "Actualização, Sim - Imposição, Não" e "Negociação real, sim - Negociação virtual, não", eram algumas das palavras de ordem gritadas pelos trabalhadores e inscritas em cartazes e t-shirts.

"Queremos mostrar de forma visível e audível que as nossas preocupações devem ser levadas em conta. O ministério não pode continuar na situação autista de deixar correr. Porque quanto mais tempo correr pior é para os trabalhadores, para os serviços e para os cidadãos", disse à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), Jorge Veludo.

O sindicato dos Trabalhadores Consulares (STCDE) acusa o Executivo de apresentar uma proposta de estatuto profissional que pretende excluí-los do regime de contrato em funções públicas, prevendo aplicar-lhes leis e regimes disciplinares e de protecção social dos países onde trabalham.

Sem comentários:

Enviar um comentário