quarta-feira, 29 de julho de 2009

Internet: Yahoo e Microsoft coligam-se contra Google

A Microsoft e o grupo Yahoo anunciaram esta quarta-feira uma parceria para concorrer com o Google nas pesquisas na Internet, aliando a tecnologia da Microsoft à força da venda publicitária do Yahoo.

Este acordo permitirá que o novo motor de busca da Microsoft, "Bing", seja usado no Yahoo, enquanto que este portal ficará encarregue de angariar anúncios publicitários, usando a tecnologia da Microsoft.

O Yahoo, que recusou no ano passado uma oferta de resgate avançada pela Microsoft de 47,5 mil milhões de dólares, não receberá um pagamento inicial, mas em contrapartida ficou acordada uma partilha de receitas.

A Yahoo calcula que seu volume do negócios anual possa aumentar em 500 milhões de dólares, quando a parceria atingir a velocidade de cruzeiro, nos dois anos após a sua entrada em vigor.

O acordo deverá ser fechado no início de 2010 e vigorar durante 10 anos.

"Este acordo traz mais valor para o Yahoo, para os nossos utilizadores e para o sector, e acredito que será o início de uma nova era da inovação e do desenvolvimento na Internet", afirma a directora geral do Yahoo, Carol Bartz, em comunicado.

O director-geral da Microsoft, Steve Ballmer, assegurou que o acordo "proporcionará ao motor de busca Bing a escala necessária para competir com maior eficácia, atrair mais utilizadores e publicitários".

"Vamos inovar mais nas pesquisas, melhorar o valor para os anunciantes e o serviço para os consumidores, num mercado que actualmente é dominado por uma única empresa", acrescentou.

As duas empresas mantiveram conversações de forma intermitente durante vários meses sobre um possível acordo, depois do fracasso da oferta que a Microsoft lançou sobre o Yahoo em 2008, que ascendia a 47,5 mil milhões de dólares e que o conselho de administração rejeitou por considerar baixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário